PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOÃO VITOR LIRA DE CARVALHO FIRMINO

DISCENTE: JOÃO VITOR LIRA DE CARVALHO FIRMINO
DATA: 22/07/2021
LOCAL: Remoto
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA IDENTIFICAÇÃO DE PADRÃO SONORO DA VOZ HUMANA DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: insuficiência cardíaca voz humana processamento de sinais RNA
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Bioengenharia
ESPECIALIDADE: Processamento de Sinais Biológicos
RESUMO: A insuficiência cardíaca é uma doença que incapacita o coração de bombear o sangue, de forma adequada, para nutrir todo o organismo. Atualmente, os principais métodos de diagnóstico dessa patologia são realizados clinicamente por meio da mensuração do peptídeo natriurético do tipo B (BNP). Como as doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte prematura, o desenvolvimento de novas tecnologias para a identificação dessas doenças é de grande importância. Assim, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de identificação das distorções vocais causadas pela insuficiência cardíaca em um indivíduo saudável. Para a elaboração do software, foram coletadas as vozes de 142 indivíduos, separados por sexo, idade. Dessas 142, 84 vozes de pessoas já diagnosticadas com insuficiência cardíaca foram coletadas no instituto do coração de São Paulo (INCOR – SP) e no hospital metropolitano de João Pessoa. Por outro lado, as vozes dos outros 58 indivíduos saudáveis foram coletadas em ambiente extra-hospitalar. Ademais, o dispositivo utilizado para a gravação das vozes foi o gravador de áudio digital PX440, produzido pela Sony. Para análise dos dados coletados, foram aplicadas as seguintes técnicas para extrair e selecionar as características dos sinais: análise estatística, transformada rápida de Fourier, transformada discreta de wavelet e análise mel-cepstral. Por meio dessas técnicas, foram selecionadas características que serviram para alimentar as redes neurais artificiais (RNAs) desenvolvidas para cada sexo. Por meio das arquiteturas estabelecidas das redes, foi alcançada uma eficiência global de 96,7 % para as duas RNAs. De modo a garantir a usabilidade do sistema criado, foi desenvolvido um aplicativo de computador. Utilizando esse software, foram obtidos os valores de 91,86%; 88,1% e 92,1% no cálculo da acurácia, sensibilidade e especificidade, respectivamente. Portanto, o sistema de identificação de insuficiência cardíaca apresentou resultados promissores e que merecem ser estudados mais a fundo a fim de aprimorar a ferramenta desenvolvida.
Presidente - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO