PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ELÓI DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ ELÓI DA SILVA
DATA: 05/09/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA E PROCESSO DE ANÁLISE NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM UNIDADE PILOTO DE ROTA ETÍLICA PARA USO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA CONFORME OS PADRÕES DA ANP
PALAVRAS-CHAVES: Transesterificação, rota etílica, algodão, OGR.
RESUMO: Na conjuntura atual, é possível observar o grave problema de escassez energética com o qual a humanidade se depara. Os derivados de petróleo estarão se exaurindo nas próximas décadas e o tempo geológico necessário para a revitalização do estoque desta energia fóssil a inviabiliza no longo prazo. Neste contexto, a busca por fontes renováveis de energia, como, por exemplo, o biodiesel, torna-se de suma importância. O presente trabalho objetiva estudar a produção e caracterização do biodiesel em escala laboratorial e planta piloto via rota de transesterificação etílica de óleo de algodão e dos óleos e gorduras residuais (OGR). As propriedades reológicas foram determinadas utilizando-se um reômetro Thermo Haake com geometria de cilindros concêntricos. As medidas foram realizadas a 30, 45 e 60ºC. Para o controle do processo e registro dos dados utilizou-se o software Rheowin Pro Job Manager. Os reogramas foram obtidos medindo-se os valores da tensão de cisalhamento através da variação da taxa de deformação de 100 a 600 s-1, no intervalo de 250 segundos. A modelagem dos dados experimentais foi feita pelo ajuste dos dados aos modelos de Ostwald-de-Waelle (Kn), Herschel-Bulkley (= 0 + Kn), Newton (µγ) e Bingham (= 0 + ), estimando-se os parâmetros com o auxílio do software Statistica 7.0 (Statsoft, USA). Na análise da viscosidade aparente aplicou-se regressão polinomial até 2º grau avaliando-se os modelos linear e quadrático com o auxílio do programa SAS (SAS/STAT 9.2). Os ésteres metílicos foram preparados segundo metodologia descrita por Hartman & Lago (1973) e a análise foi realizada em cromatógrafo gasoso-FID. A identificação foi realizada por comparação com padrões analíticos e a quantificação em % de área. Os modelos de Newton e Ostwald-de-Waelle melhor representaram o comportamento reológico das amostras, onde foi observado um comportamento linear ao longo do escoamento. A temperatura apresentou influência significativa no comportamento da viscosidade aparente dos óleos estudados, a qual diminui com a elevação da temperatura. O perfil de ácidos graxos presentes no óleo de algodão constituiu-se de 17 ácidos graxos, sendo 6 ácidos graxos saturados (AGS), 6 monoinsaturados (AGMI) e 5 ácidos graxos polinsaturados (AGPI). Os AGPI foram predominantes (56,61%) destacando-se o linoléico C18:2n6c (55,84%). Foram majoritários no óleo de canola, os ácidos oléico (65,16%), linoléico (20,25%) e palmítico (5,12%). Foram identificados 12 ácidos no óleo de soja e 14 no de girassol, sendo 17,38% e 9,32% de ácidos graxos saturados (AGS), 26,56% e 34,88% de monoinsaturados (AGMI) e 56,99% e 55,76% de polinsaturados (AGPI), respectivamente. No óleo de algodão foram observadas as menores relações AGPI/AGS (2,13) e AGMI/AGS (0,65) indicando possuir maior estabilidade oxidativa para produção de biodiesel em relação às demais amostras. Os impactos positivos esperados com o modelo de produção de biocombustíveis proposto poderão ser verificados nos aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais, contribuindo para o fortalecimento do plano de Biotecnologia de forma sustentável e a autossuficiência no estado da Paraíba.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS