PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: KATHERINE DE SOUZA EVANGELISTA

DISCENTE: KATHERINE DE SOUZA EVANGELISTA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS AL/ALCUFE VIA SPARK PLASMA SINTERING (SPS)
PALAVRAS-CHAVES: quasicristais; SPS; AlCuFe.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os quasicristais são materiais com características microestruturais distintas, são aperiódicos, porém com ordenação à longo alcance. Estas ligas especiais apresentam excelentes propriedades mecânicas e superficiais, porém elevada fragilidade. Este fator compromete o seu uso tanto para aplicações que requeiram solicitações mecânicas quanto para uso em sistemas tribológicos. Desta maneira, o desenvolvimento de compósitos quasicristalinos, com melhores propriedades mecânicas, maior ductilidade e tenacidade, mantendo ainda assim suas excelentes características tribológicas, tornaram-se um grande desafio à comunidade cientista. Uma das alternativas que vem apresentando êxito quanto à sua aplicação é o uso de pós quasicristalinos como reforço em matrizes de alumínio. Este projeto teve por objetivo desenvolver compósitos de alumínio reforçados com pós quasicristalinos de modo a atenuar umas das principais inconveniências no uso dos materiais quasicristalinos, que é a alta fragilidade, mantendo elevada dureza, característica inerente aos materiais quasicristalinos. Para o presente trabalho, ligas quasicristalinas AlCuFe foram produzidas a partir da fusão em forno a indução. Essas ligas foram usadas como reforço em compósitos de matriz de alumínio produzidos usando a técnica SPS (Spark Plasma Sintering). Os compósitos foram caracterizados utilizando ensaios de compressão. Os resultados mostraram que houve com o aumento na proporção do reforço houve aumento da força compressiva.
Presidente - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES