PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOAO PEREIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO PEREIRA LEITE
DATA: 04/12/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: TÉCNICA NÃO DESTRUTIVA PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO DE LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO E MATERIAL
PALAVRAS-CHAVES: Campo magnético; Ensaios Não Destrutivos (END); Sensores de efeito Hall.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O uso de materiais ferromagnéticos como o aço tem sido abundante na fabricação de produtos e equipamentos devido às suas propriedades magnéticas, que gera uma interação entre eles e os campos magnéticos aplicados. Essa interação tem sido estudada para o desenvolvimento de Ensaios Não Destrutivos (END) utilizados na detecção de trincas, heterogeneidades, grau de deformação e acompanhamento da precipitação de fases desejáveis e/ou indesejáveis em materiais. Neste trabalho foi desenvolvida uma técnica END baseada na aplicação de campos magnéticos na região de reversibilidade magnética do material. Dois materiais foram comparados, um ferromagnético e outro paramagnético. A técnica se mostrou promissora, tendo ambos os materiais interagido com o campo magnético aplicado por se trabalhar em uma região de magnetização comum aos dois materiais, a região de reversibilidade magnética. O método se mostrou sensível à textura metalográfica, sendo promissora para a determinação da direção de melhor magnetização em materiais para fins elétricos. A geometria das amostras influenciou no valor de campo magnético induzido, sendo necessária a realização de correções matemáticas para a comparação de materiais de diferentes formatos, espessuras e tamanhos. Para o aço SAE 1045 ocorreu anisotropia magnética em virtude da existência de textura metalográfica proveniente do processo de fabricação por laminação do aço. Para o alumínio ASTM 6261 não ocorreu anisotropia magnética em virtude da inexistência de textura metalográfica.
Externo à Instituição - EDGARD DE MACEDO SILVA
Interno - 335856 - JOAO BOSCO DE AQUINO SILVA