PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: Alexander Patrick Chaves de Sena

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Alexander Patrick Chaves de Sena
DATA: 12/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA PREDIÇÃO DE FALHAS EM SISTEMA DE REDUÇÃO UTILIZANDO AS VARIÁVEIS ELÉTRICAS DO MOTOR DE INDUÇÃO ACOPLADO
PALAVRAS-CHAVES: predição de falhas, sistemas engrenados, motor de indução, estimação de fluxo, estimação de conjugado, análise espectral, análise wavelet discreta.
PÁGINAS: 158
RESUMO: Nesta pesquisa é proposta a análise e adequação de técnicas e procedimentos de monitoramento e diagnóstico de falhas, aplicadas a um sistema engrenado redutor, investigando-se o potencial de detecção e sensibilidade das variáveis elétricas de um Motor de Indução Trifásico acoplado, buscando-se uma solução alternativa a análise de vibrações. Com base nesse conhecimento, pretende-se desenvolver uma tecnologia adequada para monitoramento e diagnóstico de algum defeito importante neste tipo de redutor, comparando-se as operações em boas e más condições. O pressuposto é que eventuais avarias no sistema engrenado, podem excitar frequências de ressonância no eixo do motor, sobre as quais é possível investigar a eficiência de aplicação da análise espectral, bem como a análise de wavelet discreta, com o objetivo de oferecer discernimento sobre a interpretação dos sinais elétricos. Paralelamente, é proposta uma estratégia para determinação do conjugado eletromagnético do motor a partir da estimação do fluxo estatórico, que apresenta maior robustez frente a variações paramétricas. O fluxo estatórico é estimado integrando-se o modelo de tensão da máquina, aplicando-se Filtros Passa Altas (FPA) para integração ideal da força contra eletromotriz, ocasionando a compensação dos offsets nas medições de tensão, corrente e suas integrais. Resultados simulados e experimentais são apresentados para validação das estratégias propostas, avaliando-se a eficiência do diagnóstico de falha em ampla faixa de operação da máquina.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo à Instituição - EISENHAWER DE MOURA FERNANDES
Externo ao Programa - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Presidente - 1606978 - ISAAC SOARES DE FREITAS
Interno - 331973 - SIMPLICIO ARNAUD DA SILVA