PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS CEZAR LIMA CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS CEZAR LIMA CORDEIRO
DATA: 06/02/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DA RECOGÁS
TÍTULO: ESTUDO TEÓRIO-EXPERIMENTAL E ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO DE DUPLO EFEITO EM SÉRIE DA RECOGÁS UTILIZANDO O PAR ÁGUA-BROMETO DE LÍTIO
PALAVRAS-CHAVES: Refrigeração por absorção, cogeração, análise exergoeconômica, ACV.
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo propor uma análise teórico-experimental do Protótipo 02 que vem sendo desenvolvido e constantemente aperfeiçoado no prédio da Rede Cooperativa de Pesquisa Norte/Nordeste do Gás Natural RECOGÁS-N/NE, presente no Instituto de Energia Sustentável (IES) da Universidade Federal da Paraíba. Esta unidade trata-se de uma máquina de refrigeração por absorção de duplo efeito em série utilizando o par água brometo de lítio como fluido de trabalho e que utiliza gás natural como fonte energética para o gerador de vapor, visando a simulação de cogeração de rejeitos térmicos. Tal unidade possui uma estrutura de aço carbono, utilizando uma tubulação de aço inoxidável. Um dos objetivos do estudo visa uma aproximação dos resultados obtidos experimentalmente com os resultados obtidos através de simulações computacionais. Para efeito de validação, será utilizado o software Engineering Equation Solver (EES) para a obtenção das propriedades, além dos valores a serem alcançados nos experimentos a serem feitos. Ainda visa-se expor uma análise exergética e termoeconômica (exergoeconômica) para a unidade baseada na disponibilidade de energia proveniente da queima direta de gás natural ou de resíduos térmicos, além de fazer uma análise ambiental do ciclo de vida (ACV), de forma a permitir a quantificação das emissões ambientais, ou seja, a análise do impacto ambiental do sistema em estudo.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS