PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ANA LUCIA SILVA SOUZA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUCIA SILVA SOUZA ANDRADE
DATA: 27/10/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ENSAIO ELETROMAGNÉTICO PARA ESTUDO DE ANISOTROPIA MICROESTRUTURAL E MAGNÉTICA CAUSADA POR PROCESSO DE FABRICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Anisotropia Magnética. Ruído de Barkhausen. Direção de Fácil Magnetização.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O estudo da anisotropia magnética busca a determinação da direção de fácil magnetização, que é muito utilizado em aços para fins elétricos de grãos orientados e não orientados aplicados em motores elétricos e transformadores. As propriedades magnéticas dos aços elétricos, como perda de núcleo e indução magnética, dependem da microestrutura e textura, que resultam de processos termo-mecânicos como reaquecimento de placas, laminação a quente e a frio e recozimento de recristalização final. Esses processos também podem gerar anisotropia magnética perceptível no material porque o comportamento magnético dos aços depende fortemente de seus estados de tensão e deformação A direção de fácil magnetização é a direção onde os momentos magnéticos apresentam uma direção preferencial na qual o alinhamento é mais fácil, ou seja, essa orientação minimiza a energia aplicada devido a uma tendência direcional espontânea intrínseca do material. No presente trabalho, um ensaio não destrutivo é apresentado para determinação da direção de fácil magnetização através de medidas do ruído de Barkhausen . Um aço inoxidável duplex SAF 2205 foi escolhido para estudo por apresentar uma microestrutura deformada na direção de laminação, essa deformação plástica é proveniente do processo de fabricação. Ensaios encontrados na literatura com medição do ruído de Barkhausen utilizam em suas configurações uma bobina emissora e uma bobina receptor utilizando amostras com 290mm². A proposta desse ensaio é substituir a bobina receptora por um sensor de efeito Hall , utilizando amostra circular do AID com 24mm e 6mm de espessura. Foram aplicadas ondas senoidais nas frequências, 5Hz –15Hz – 25Hz – 50Hz – 75Hz – 100Hz e 125Hz, nas amplitudes de 0,25V – 0,5V – 0,75V – 1V – 3V – 5V – 7V e 9V. As medições foram realizadas no centro das amostras com ângulos variando de 0° à 360° com passo de 45° para determinar a melhor condição de amplitude e frequência para o estudo da anisotropia.. Os resultados mostraram que a direção de laminação do material era a de fácil magnetização.
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Externo à Instituição - EDGARD DE MACEDO SILVA