PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MANOEL DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO MANOEL DE OLIVEIRA NETO
DATA: 04/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO PRESCRITIVO DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE UMA CAIXA DE ENGRENAGENS DO TIPO COROA SEM-FIM
PALAVRAS-CHAVES: Análise sonora. Análise de vibração. Sistema rotativo. Redutor coroa sem-fim. Transformada de wavelet. Rede neural artificial.
PÁGINAS: 153
RESUMO: As máquinas industriais, de uma forma geral, se caracterizam pelo funcionamento proveniente de um motor elétrico associado a um sistema de redução de velocidade ou transmissão de força do tipo mecânico, como por exemplo as engrenagens. Vários outros elementos compõem o sistema de funcionamento de uma máquina, e devido a carga cíclica imposta e as más condições de uso a que são impostos esse conjunto, se faz um acompanhamento preventivo (ex.: troca de óleo) ou são adotadas técnicas de manutenção preditiva de modo a prever o surgimento de falhas. Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema inteligente, por meio da coleta de dados via análise de sinais sonoros, para realizar o diagnóstico condizente com más condições de funcionamento em um sistema rotativo, cujo sistema de transmissão se dá por engrenagens do tipo coroa sem-fim. Os sinais sonoros foram coletados com um microfone e em simultaneidade realizou-se a análise de vibração de modo a validar os resultados obtidos via análise sonora. Os sinais de som foram filtrados por meio de uma transformada discreta de wavelet, cuja wavelet mãe foi do tipo daubechies de ordem 4, para posteriormente serem utilizados em um classificador de padrões, onde se fez uso de uma rede neural artificial multicamadas do tipo perceptron, com algoritmo backpropagation para classificação desses sinais. Como resultados parciais, obteve-se um sistema inteligente com eficiência de 91,5% para avaliação da máquina em condições aceitáveis de funcionamento e perante condições de sobrecarga no eixo de saída do redutor. Concluiu-se assim, a possibilidade de identificação das condições de funcionamento estabelecidas para a máquina por meio da rede neural desenvolvida, sendo necessária a continuidade do desenvolvimento e aprimoramento desse sistema inteligente, baseando-se nas informações advindas dos sinais sonoros tratados para as demais condições pré-estabelecidas de trabalho da máquina (desalinhamento, desbalanceamento e lubrificação deficiente).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 1559497 - MOISES DANTAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1296645 - KOJE DANIEL VASCONCELOS MISHINA
Externo à Instituição - ANTONIO ALMEIDA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO DA SILVA IRMAO