PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: WALTER MACÊDO LINS FIALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER MACÊDO LINS FIALHO
DATA: 11/06/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ENSAIO NÃO DESTRUTIVO BASEADO EM MEDIDAS DE CAMPO MAGNÉTICO PARA ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO DA FASE SIGMA EM UM AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX
PALAVRAS-CHAVES: Aços inoxidáveis duplex (AID); Permeabilidade Magnética (μ); Fase Sigma (σ).
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os aços inoxidáveis duplex (AID) se caracterizam por apresentarem boa resistência mecânica e à corrosão. Contudo, quando submetidos a processos de fabricação que impõe ao material ciclos térmicos com temperaturas acima de 600 oC, ocorre surgimento de fases fragilizantes que comprometem a sua tenacidade e resistência à corrosão. Entre essas fases destaca-se a presença da fase σ, rica em cromo e de elevada dureza. Neste trabalho buscou-se desenvolver uma técnica de acompanhamento da formação da fase σ. Ela se baseou no estudo da interação entre microestrutura de um aço inoxidável duplex e a densidade de linha de campo. Amostras com diferentes quantidades de fase σ foram obtidas pelo envelhecimento nas temperaturas de 800ºC e 900ºC. Estas foram caracterizadas por microscopia ótica e eletrônica de varredura, ensaios de dureza, testes de impacto e difração de Raios X. O percentual volumétrico dessa fase foi determinado por difração de raios X e processamento de imagem. As medidas de campo foram realizadas com um sensor de efeito Hall. Os resultados mostram que o surgimento da fase σ reduziu o valor da permeabilidade magnética do material, devido suas propriedades magnéticas e que medidas de permeabilidade magnéticas, bem como do campo magnético resultante podem ser utilizados para acompanhamento de sua formação. Os estudos comprovam ser a técnica eficaz para monitoramento da fragilização de aço inox duplex.
Externo à Instituição - EDGARD DE MACEDO SILVA
Interno - 1283390 - JOSE HILTON FERREIRA DA SILVA