PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: IEVERTON CAIANDRE ANDRADE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IEVERTON CAIANDRE ANDRADE BRITO
DATA: 08/05/2015
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPBEM
TÍTULO: EFEITO DOS PARÂMETROS DE SOLIDIFICAÇÃO SOB PRESSÃO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS COM MEMÓRIA DE FORMA Cu-Al-Be E Cu-Al-Be-Nb-Ni
PALAVRAS-CHAVES: squeeze casting, ligas CuAlBe, defeitos de shrinkage, porosidades, efeito memória de forma, refinador de grão.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Fundição é a rota de processamento mais viável de se transformar matéria prima em componentes industriais. No entanto, uma das grandes desvantagens tanto presentes no processo convencional quanto nas técnicas mais sofisticadas é a presença de defeitos como porosidades. Squeeze casting é um termo geralmente utilizado para representar um processo no qual o metal líquido é vazado em um molde permanente e que sofre uma compressão até que esteja totalmente solidificado. As altas pressões aplicadas no processo permitem a redução no grau de microssegregação, refinamento de grão,diminuição da porosidade e aumento da densidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência do processo squeeze casting nas propriedades mecânicas, microestrutura e densidade das ligas dotadas do efeito memória de forma CuAlbe e CuAlBeNbNi. Lingotes em diversas condições de processamento foram elaborados por squeeze casting, utilizando-se de um forno de resistência elétrica e uma prensa hidráulica semiautomática. Por fim, as amostras foram caracterizadas através de ensaios de microdureza, dureza, ensaio estático de tração, quantificação da densidade e microscopia óptica. É possível constatar que o nível de pressão aplicado, influencia significativamente na microestrutura e consequentemente na resistência à tração, enquanto a densidade, a microdureza e a dureza não são alteradas. O aquecimento do molde promove um refino de grão e uma diminuição considerável na deformação à ruptura da liga estudada.Verifica-se ainda, uma forte influência da concentração de Nb e dos tratamentos térmicos de homogeneização na microestrutura e propriedades mecânicas das ligas CuAlBe.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1504922 - CLAUDIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Externo ao Programa - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1855735 - ITAMARA FARIAS LEITE
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES
Presidente - 330078 - TADEU ANTONIO DE AZEVEDO MELO