PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO NOBREGA SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO NOBREGA SOBRINHO
DATA: 31/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS PARA DIAGNÓSTICOS DE FALHAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS COM VISTAS À APLICAÇÃO INDUSTRIAL
PALAVRAS-CHAVES: Motor de indução Falhas mecânicas Técnicas de Detecção Análise Espectral Wavelet
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os motores elétricos são responsáveis por 95% da fonte primária de movimento das nações industrializadas. Desses, 90% são motores de indução trifásicos (MIT), estando presentes em praticamente todos os setores industriais. Devido a sua importância no setor produtivo é importante que os mesmos sejam devidamente monitorados com o intuito de se evitar interrupções da produção e desastres operacionais. Esse trabalho tem o objetivo de estudar e desenvolver um sistema embarcado para diagnosticar falhas de barras quebradas e desalinhamento em um motor de indução trifásico, bem como falhas em rolamentos, fazendo a análise de assinatura da corrente (MCSA). O sistema embarcado deverá ser capaz de realizar o acompanhamento do MIT em tempo real permitindo que decisões sejam tomadas antes da quebra total do equipamento. A instalação do sistema no motor deverá ser totalmente não invasiva, podendo ser realizada com o motor em operação. A Transformadas Rápida de Fourier (FFT) e Discreta de Wavelet (DWT) serão utilizadas como a ferramenta matemática no tratamento dos dados. Em um primeiro momento as análises das falhas serão feitas de forma off-line, fazendo uso de placas de aquisição de dados e um posterior tratamento das informações. Para um segundo momento será desenvolvido o sistema embarcado que fará um monitoramento automático (on-line) da evolução da avaria, este receberá o sinal de corrente do motor e, utilizando processamento local, fará a análise espectral do sinal identificando falhas incipientes. Esses dados ficarão disponíveis por comunicação com ou sem fios. Para a implementação do sistema embarcado, os algoritmos serão ajustados de modo a respeitar as restrições de recursos do hardware embarcado. Resultados experimentais serão apresentados para demonstrar que o método proposto funciona de forma eficaz. Além disso, estudos de desempenho do sistema embarcado serão realizados para verificar a latência de processamento e estudar a viabilidade da integração do sistema embarcado em uma rede de sensores sem fio para diagnóstico de falhas de diversos motores em simultâneo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 1606978 - ISAAC SOARES DE FREITAS
Externo à Instituição - JORGE NEI BRITO
Externo à Instituição - JOSÉ BEZERRA DE MENEZES FILHO