PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: MARCEU OLIVEIRA ADISSI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCEU OLIVEIRA ADISSI
DATA: 31/08/2015
LOCAL: AUDITORIO DO PPGEM
TÍTULO: SISTEMA PARA MONITORAMENTO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS EM AMBIENTE INDUSTRIAL
PALAVRAS-CHAVES: Eficiência energética, sistema embarcado, estimação de parâmetros, motor de indução, rede de sensores sem fio.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho contribui no desenvolvimento de métodos não invasivos de estimação da eficiência energética, do torque, da velocidade em motores elétricos com maior exatidão. Foi desenvolvido um sistema embarcado para monitoramento em tempo real de diversos parâmetros mecânicos e elétricos de motores de indução trifásicos, utilizando uma rede de sensores sem fio baseada no padrão IEEE 802.15.4 para se comunicar. O nó servidor disponibiliza as informações de diversos motores na rede de computadores, e na estação base os dados são armazenados e visualizados online. A fim de desenvolver o método a ser utilizado para estimação das grandezas, foram pesquisados os principais métodos existentes. O método a partir do torque no entreferro foi considerado o mais adequado às necessidades devido à sua exatidão e baixa invasividade. Foi desenvolvida uma bancada de torque controlável para realizar o estudo experimental e verificar a exatidão e repetitividade dos métodos de estimação utilizados em condições constantes e dinâmicas de carga. O sistema embarcado foi instalado em motores de grande porte do sistema produtivo de uma indústria da região (Guaraves Alimentos LTDA). A partir dos resultados experimentais em laboratório e de campo verificou-se a eficácia do sistema embarcado, com elevado grau de exatidão e confiabilidade das grandezas estimadas. O trabalho resultou na formação de um produto de elevada relevância técnica e científica, podendo funcionar como uma importante ferramenta em tomada de decisões em ambientes industriais com o intuito de se mitigar o desperdício de energia e de eventos de falhas operacionais.
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO