PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: WAGNER CORREIA PEIXOTO

DISCENTE: WAGNER CORREIA PEIXOTO
DATA: 22/02/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM RETROFITTING APLICADO EM UMA MÁQUINA DE 3 EIXOS
PALAVRAS-CHAVES: máquinas-ferramentas, retrofitting, CNC, calibração, erros
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A máquinas-ferramentas com controle numérico computadorizado ou máquinas-ferramentas CNC, surgiram devido à necessidade da indústria da aviação para produzir peças cada vez mais complexos e precisas. O retrofitting das máquinas é a modificação de uma máquina tradicional para um controle numérico computadorizado. Devido à popularização dos computadores, diminuição de custos dos componentes eletrônicos, expansão da Internet e projetos de código aberto, o retrofitting tornou-se uma opção cada vez mais comum na indústria como alternativa para a compra de novas máquinas-ferramentas com CNC incluso. Para executar o retrofitting é necessário, em primeiro lugar, as características desejadas da máquina, tais como resolução, precisão, rendimento, e a utilização da máquina. Em seguida, uma avaliação das condições da máquina é feita, observando as tarefas principais para serem automatizadas, como o movimento dos eixos. A partir desta análise, é realizado o desenho mecânico dos componentes da máquina. Após a concepção mecânica, é feita a escolha dos componentes elétricos necessários, tais como os servomotores para impulsionar os eixos, os drivers dos motores, a interface de controle, fontes de tensão e componentes de segurança. O último passo é a escolha do software de controle numérico e a instalação, ligação e calibração do equipamento. Este artigo descreve os procedimentos de um retrofitting aplicado numa máquina de 3 eixos, a calibração da máquina e a determinação de erros da máquina com o CNC implementado. Os erros foram determinados usando o sistema de medição a laser da Renishaw. Por último, este artigo analisa os erros e os resultados obtidos e discute alternativas de como obter melhores resultados.
Presidente - 335856 - JOAO BOSCO DE AQUINO SILVA
Interno - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES