PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: EUDISLEY GOMES DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUDISLEY GOMES DOS ANJOS
DATA: 22/06/2016
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE ACELERÔMETROS EM UMA REDE DE SENSORES SEM FIOS DE ALTA QUALIDADE PARA MONITORAMENTO DE TRENS
PALAVRAS-CHAVES: Acelerômetro, Telemetria, Monitoramento ferroviário, redes de sensores sem fio, IEEE 802.15.4, Manutenção.
PÁGINAS: 28
RESUMO: Atributos de qualidade como velocidade, confiabilidade, segurança e conveniência são os fatores essenciais e decisivos para a atratividade dos serviços prestados nos trens urbanos. O ponto chave para atender a estes critérios consiste na automação ferroviária e na utilização ótima dos recursos disponíveis. Para que a automação seja realizada com sucesso, necessitamos de informação em tempo real de todos os trens de forma a controlá-los com eficiência e segurança. Este projeto de doutorado tem como objetivo a definição de métodos e técnicas de medição de aceleração de alta precisão e baixo custo através de acelerômetros em uma rede ZigBee para trens urbanos. Essas técnicas devem proporcionar uma melhoria e finalização do projeto RailBee que está em fase de desenvolvimento. O RailBee consiste de uma RSSF baseada no padrão IEEE 802.15.4, composta de módulos remotos embutidos nos veículos, roteadores fixos dispostos nas vias e módulos base para recepção dos dados. A utilização de um acelerômetro permitirá o acompanhamento e avaliação de diversas medidas, entre elas: velocidade, aceleração e posição, além de outras estimativas como: eficiência energética, perfis de maquinistas e outras técnicas que auxiliam a manutenção preditiva. O monitoramento será realizado em tempo real através da Internet e abrangerá um grande conjunto de veículos que circulam em vias permanentes, aumentando a eficácia e segurança do tráfego e diminuindo custos de operação. A tecnologia utilizada garante que diversos atributos de qualidade sejam assegurados, tais como: alta disponibilidade, segurança na transmissão de dados através de protocolos padronizados, modularidade da arquitetura e facilidade de manutenção. Além disso, uma vez que este projeto apresenta uma maior autonomia, maior precisão e menor custo tanto de implantação como de manutenção, ele surge como uma alternativa inovadora frente aos atuais métodos empregados no mundo para monitoramento de trens urbanos, geralmente baseados em GPS, transmissão por satélite ou por rede celular.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA
Presidente - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Externo à Instituição - ROMULO CESAR CARVALHO DE ARAUJO