PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: Pedro Sinval Ferreira Rodrigues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Pedro Sinval Ferreira Rodrigues
DATA: 15/08/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DA DIFUSIVIDADE TÉRMICA DE LIGAS COM EFEITO MEMÓRIA DE FORMA PELO MÉTODO FLASH
PALAVRAS-CHAVES: Difusividade térmica; Método Flash; Efeito memória de forma; Método inverso.
RESUMO: O crescente aparecimento de novos materiais tem gerado um aumento bastante expressivo na demanda pela determinação com maior exatidão e menor incerteza de medição das suas propriedades termofísicas. O conhecimento destas propriedades para os diversos tipos de materiais é essencial em qualquer pesquisa ou projeto de engenharia onde a transferência de calor tenha relevância, pois é a partir destas que podem ser feitos os cálculos das taxas de transferência de calor presentes num determinado processo. Dentre os métodos utilizados para caracterização térmica dos materiais, o método flash é um dos que mais se destaca. Nele a superfície frontal de uma amostra é submetida a um pulso de energia de alta intensidade e curta duração, sendo o aumento da temperatura na superfície traseira medido e utilizado para determinar a difusividade térmica do material. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia para caracterização térmica de ligas com efeito memória de forma através do método flash. Para tanto, o problema direto de determinação do campo transiente de temperatura é inicialmente analisado, desenvolvendo-se um modelo matemático que simula as condições físicas do método flash e que se adequa às características metalúrgicas das ligas com efeito memória de forma, o qual é resolvido pelo método dos volumes finitos. Em seguida, é feita a análise do problema inverso de estimação de parâmetros, especificamente da difusividade térmica, sendo sua solução obtida por meio da minimização da norma dos mínimos quadrados, utilizando-se, para isso, o algoritmo de minimização de Levenberg-Marquardt.
Externo ao Programa - 1949260 - CRISTIANE KELLY FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1474490 - JOAO MARCELO DIAS FERREIRA