PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOSÉ KLEBER COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ KLEBER COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 30/01/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: LÓGICA FUZZY APLICADA NA OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL DE REDE SETORIZADA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: Rede Setorizada. Controle de pressão. Lógica Fuzzy. Válvulas Reguladoras de Pressão. Inversor de Frequência.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho apresenta o resultado da aplicacao da tecnica de controle fuzzy, utilizada em uma rede de distribuicao de agua, que e abastecida, diretamente, por um conjunto motor-bomba. Essa aplicacao do sistema fuzzy teve como objetivo controlar a pressao na saida dos ramais em uma rede de tubulacoes, quando ocorre a variacao na demanda de agua do sistema de abastecimento. A rede foi dividida em tres setores, (A), (B) e (C), sendo que nas entradas dos setores (A) e (B) foram instaladas Valvulas Reguladora de Pressao (VRP) para auxiliar neste controle, fazendo um ajuste fino quando o controlador da bomba nao estivesse mais atuando. A arquitetura do sistema de controle foi projetada com dois controladores fuzzy, sendo um aplicado no conjunto motor-bomba para modular a velocidade do motor e um segundo controlador, denominado de “fuzzy eficiente”, atuando nas VRPs para controlar a abertura e o fechamento da passagem da agua. Os controladores fuzzy foram implantados em um sistema supervisorio desenvolvidos no software LabVIEWTM para esta aplicacao. O primeiro atuando na bomba com os objetivos de manter a pressao constante em um valor predefinido na saida dos ramais de agua dos setores e condicionando a bomba a operar com uma maior eficiencia energetica. Ja o controlador das VRPs teve como objetivo transferir o excesso da energia de pressao de um setor para o outro, por meio do fechamento da secao da valvula. Como justificativa para a realizacao do trabalho, destaca-se que a pesquisa foi embasada na busca por encontrar solucoes otimizadas mediante a aplicacao de tecnica da engenharia de controle, com a finalidade de controlar os pontos de pressao em um sistema de abastecimento, em funcao da variacao do consumo de agua, alem de objetivar a minimizacao dos transientes hidraulicos provocados pelo acionamento da bomba ou abertura e fechamento das valvulas. A relevancia do trabalho esta no beneficio que tal estudo ira propiciar as empresas de saneamento para a melhoria do fornecimento de agua as populacoes atendidas e tambem na minimizacao de gastos de energia eletrica. Como resultado, foram feitos testes que comprovaram que o sistema operando sob a acao dos controladores apresentou uma reducao do consumo de energia eletrica, em media, de 19%. Finalmente, foi avaliado o ganho energetico do sistema com a aplicacao do indice de consumo especifico “CE” quando o sistema era operado sob a acao do controlador “fuzzy eficiente” em comparacao com a operacao em malha aberta, se mostrando mais eficiente em 0,02 (kWh/m³/h).
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES