PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: EDLEUSOM SARAIVA DA SILVA

DISCENTE: EDLEUSOM SARAIVA DA SILVA
DATA: 12/04/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: MODELAGEM E ANÁLISE DA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO AÇO ABNT 1045 TRATADO TERMICAMENTE
PALAVRAS-CHAVES: Usinagem, rugosidade superficial, modelo matemática, microestrutura
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os processos de usinagem sao amplamente utilizados no meio industrial e tem como objetivo a alteracao das dimensoes de uma peca. Atualmente, qualquer aprimoramento que seja realizado na maquina, material, ferramenta ou processo, pode gerar uma reducao no custo de fabricacao. O acabamento superficial de cada peca fabricada deve ser adequado de acordo com a funcao que a mesma ira exercer, desse modo, a rugosidade superficial tem uma elevada importancia quando as exigencias do projeto crescem. Este trabalho tem como objetivo a analisar e modelar matematicamente a rugosidade superficial do aco ABNT 1045 sob diferentes estados metalurgico. Para a realizacao dos experimentos o aco foi torneado com ferramentas de metal duro classe P com cobertura. Um planejamento fatorial 22 foi utilizado no desenvolvimento dos experimentos. Como variaveis de influencia foram analisados o avanco e o raio de ponta da ferramenta; as variaveis de reposta foram os parametros de rugosidade superficial Ra e RT. Um Software comercial foi usado para o desenvolvimento dos modelos matematicos atraves do projeto de experimentos (DOE) e para analise de variancia (ANOVA) para uma confianca de 95% nos resultados. Os resultados mostraram que o estado metalurgico da peca tem influencia sobre a rugosidade; o comportamento da rugosidade no aco como recebido e no aco normalizado nao seguiram o que geralmente e descrito na literatura e que os modelos matematicos desenvolvidos sao promissores para predizer e estimar rugosidades superficiais, pois se mostraram mais precisos do que os modelos teoricos obtidos na literatura.
Presidente - 1283390 - JOSE HILTON FERREIRA DA SILVA
Interno - 6338185 - JOSINALDO PEREIRA LEITE