PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOSE WELHIGTON MORAIS DE SOUZA

DISCENTE: JOSE WELHIGTON MORAIS DE SOUZA
DATA: 24/09/2004
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE TÉRMICA DE UMA PLANTA DE DESSALINIZAÇÃO DE MÚLTIPLO EFEITO (MED) COM ALIMENTAÇÃO PARALELA
PALAVRAS-CHAVES: Dessalinização água do mar. Evaporação múltiplo efeito. Alimentação paralela.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo sobre uma unidade de dessalinizacao por multiplo efeito com alimentacao paralela dotada de evaporadores com feixe flutuante de tubos horizontais com filme fino, para conversao de agua salgada em potavel. A energia para o sistema e fornecida pela agua aquecida a 85 °C, o aquecimento e obtido atraves de coletores solares planos. Com as equacoes de balanco de massa e energia para o sistema de evaporadores de multiplo efeito, bem como as funcoes que fornecem a elevacao do ponto de ebulicao, o calor latente do vapor saturado, o calor especifico das solucoes e os coeficientes de transmissao de calor para os evaporadores, foram obtidas equacoes lineares, que devem ser resolvidas de forma interativa; assim podemos obter todas as variaveis que influenciam o sistema. Neste estudo foi considerado um pre-aquecedor e recirculacao do concentrado salino, visando recuperacao de energia e de insumos (Agentes anti-incrustacoes, corretores de pH, bactericidas) adicionados na alimentacao do sistema. Os calculos foram realizados por um programa escrito em FORTRAN 90. Sao apresentados diversas tabelas e graficos que descrevem o funcionamento da unidade para producao de 100000 a 200000 litros/dia de agua destilada. Na parte da energia solar, os dados solarimetricos foram obtidos pelo aplicativo RADIASOL e os rendimentos dos coletores pelo aplicativo CODEPRO. O calculo do numero de coletores necessarios para o aquecimento da agua foi obtido por um programa codificado em FORTRAN 90 com dados obtidos dos aplicativos mencionados.
Presidente - 334093 - ZAQUEU ERNESTO DA SILVA
Externo à Instituição - CELSO ROSENDO BEZERRA FILHO