PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TATIANA ARAUJO SIMOES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA ARAUJO SIMOES
DATA: 24/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE PRODUÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÓLEO BASEADAS EM UNIDADES DE FLUXO HIDRÁULICO E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: caracterização de reservatório, Unidade de Fluxo Hidráulico, posicionamento de zonas de produção, centralidade de proximidade, simulações computacionais.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A pesquisa e o aprimoramento dos modelos de permeabilidade na Engenharia de Reservatorios tem se intensificado nos ultimos anos com a finalidade de entender o comportamento das propriedades do escoamento de fluidos e das rochas-reservatorio, compreender os mecanismos de producao de hidrocarbonetos e planejar as melhores estrategias de desenvolvimento dos campos de oleo. Normalmente, uma rocha-reservatorio e definida atraves de parametros petrofisicos e suas propriedades sao investigadas por meio de analises em campo ou em laboratorio. Com o auxilio desses parametros, modelos de permeabilidade foram desenvolvidos ao longo dos anos no intuito de proporcionar uma melhor caracterizacao dos reservatorios e uma tecnica, em especial, tem sido usada nesse sentido: a abordagem por Unidade de Fluxo Hidraulico (HFU). A determinacao de HFUs e um passo importante para encontrar uma regiao continua do reservatorio que apresente propriedades petrofisicas e de fluxo semelhantes. Neste trabalho, uma metodologia e proposta para identificar zonas de producao em um reservatorio de petroleo atraves da abordagem de HFUs e das medidas de centralidade de maxima proximidade (uma metrica usada na teoria de grafos). E tambem, apresenta-se, uma extensao do estudo para redes de maxima proximidade, formadas por uma abordagem deduzida a partir de configuracoes isolada e imersa de clusters de celulas com mesma Tipagem de Rocha Discreta (DRT). Diversas simulacoes computacionais aplicando tais abordagens foram realizadas com base nos modelos SPE 2, o qual reconstitui um grande campo de oleo que e parte de uma sequencia Brent – Mar do Norte e UNISIM-I-D, este construido a partir de conjuntos de dados do Campo Petrolifero de Namorado, localizado na Bacia de Campos, Brasil. Os resultados das simulacoes de recuperacao de oleo e de producao acumulada de oleo em zonas de producao identificadas pela metodologia desenvolvida no trabalho, revelam que esta pode ser uma ferramenta importante para a tomada de decisao no posicionamento de zonas de producao em reservatorios de petroleo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1559497 - MOISES DANTAS DOS SANTOS
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Externo ao Programa - 404206 - WALDIR LEITE ROQUE
Externo à Instituição - ABEL GOMES LINS JÚNIOR
Externo à Instituição - ANTHONY ANDREY RAMALHO DINIZ