PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOSE FELIX DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FELIX DA SILVA NETO
DATA: 31/08/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: Superfícies Seletivas à base de Cr e SiO2 para Coletores Solares
PALAVRAS-CHAVES: Superfícies seletivas, radiação solar, cermet.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A conversao solar termica consiste no aproveitamento do calor transmitido pela radiacao solar e em seu aproveitamento no aquecimento de agua para uso residencial e na geracao de vapor para processos industriais. E uma das formas mais simples de aproveitamento da energia oriunda da radiacao solar. Apesar disso, existem limitacoes em seu uso principalmente relacionadas a processos que exigem temperaturas mais elevadas. As superficies seletivas apresentam-se como uma alternativa recente e eficaz na busca pelo aumento da eficiencia da conversao termossolar. Este trabalho se propoe a desenvolver um novo tipo de superficie seletiva do tipo Cermet, composto por duas e tres subcamadas com diferentes quantidades de Cr e SiO2, revestindo dois tipos de substratos metalicos: cobre e aco inoxidavel 304. Esses revestimentos foram preparados via co-sputtering e caracterizados opticamente nas faixas ultravioleta, visivel, infravermelho proximo e infravermelho medio do espectro eletromagnetico. Foi realizada tambem a avaliacao morfologica dos revestimentos por microscopia de forca atomica (AFM) e perfilometria optica, alem da caracterizacao quimica por Difratometria de Raios-X. Os resultados mostraram que os filmes produzidos apresentaram elevadas seletividades opticas, com destaque para os filmes depositados em substrato de aco inoxidavel 304. Alem disso, mostrou-se tambem que a inclusao de um revestimento anti-refletivo para radiacao infravermelha surtiu o efeito esperado e provocou a reducao da emissividade dos revestimentos avaliados.
Externo à Instituição - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Interno - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL