PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: EDUARDO REIS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO REIS DE OLIVEIRA
DATA: 17/08/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: Influência de Parâmetros Térmicos na Microestrutura de Solidifica-ção e sua Correlação com propriedades mecânicas de Ligas diluídas Al – Mg Solidificadas unidirecionalmente.
PALAVRAS-CHAVES: Ligas Al – Mg, Solidificação Direcional, Macroestruturas, Microestruturas, Propriedades mecânicas dos Metais.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Atualmente sao investigadas dezenas de composicoes diferentes de ligas de aluminio por meio de diversos processos comerciais de Fundicao. Estas ligas, em virtude da sua excelente fluidez, boa fundibilidade resistencia mecanica a temperaturas relativamente elevadas, baixo coeficiente de expansao termica e boa resistencia ao desgaste, aliada a elevada relacao peso resistencia, representa uma excelente opcao de substituicao de materiais tradicionais, eviden-ciado nas industrias aeroespacial e automobilistica que tem utilizado esse sistema de ligas em seus produtos, fazendo valer das suas propriedades.A grande vantagem dos processos de conformacao de metais e ligas a partir do metal liquido que se solidifica na forma desejada e o fato de ser possivel obter formas complexas com o minimo de esforcos ou etapas inter-mediarias. Nos processos de solidificacao as propriedades mecanicas finais de pecas sao dependentes da microestrutura resultante, esta por sua vez depende do processo de solidifi-cacao que geralmente sempre vem acompanhado de defeitos que sao dificeis de serem eli-minados posteriormente. Portanto, o controle dos processos de solidificacao de metais e ligas permite maximizar as propriedades mecanicas de um componente mecanico aplicado direta-mente em projetos de engenharia. Os parametros que podem interferir na microestrutura final de uma liga sao amplos. Temos como exemplo: a composicao da liga, a taxa de resfriamento e o modo de extracao de calor, as condicoes de fusao e tratamento do metal liquido, as tem-peraturas envolvidas. No caso da extracao de calor, esta por sua vez tem influencia decisiva sobre a microestrutura final. Neste trabalho, o objetivo e elaborar uma forma a permitir que se faca o resfriamento de ligas metalicas de forma controlada e estudar a influencia dos parame-tros de solidificacao sobre a microestrutura formada e sua correlacao com as propriedades mecanicas. Nesse trabalho sera apresentado um estudo experimental com o objetivo de es-tabelecer os parametros termicos, isto e, velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento das ligas Al-Mg com variacao de Mg de 1,3 e 5% e com supera-quecimentos variando em 20,40 e 60ºC respectivamente.
Presidente - 1504922 - CLAUDIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Externo à Instituição - ESTEFANO APARECIDO VIEIRA