PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JOSE ARAUJO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JOSE ARAUJO MELO
DATA: 28/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO HÍBRIDO: DESSECANTE E POR COMPRESSÃO DE VAPOR
PALAVRAS-CHAVES: Híbrido, adsorção, compressão de vapor, rotor dessecante, rotor sensível.
PÁGINAS: 101
RESUMO: Em tempos em que a proposta central deve ser a de cuidar do presente pensando no futuro é fundamentalmente importante que o homem como transformador dos recursos terrestres de forma geral, seja capaz de prover logísticas para que o seu desenvolvimento e sustentabilidade não sejam afetados. Nesse contexto o cuidado com as fontes energéticas é um excelente caminho a ser seguido. No presente trabalho foi desenvolvido um sistema de climatização artificial híbrido onde foram unidos o potencial das tecnologias de climatização por adsorção e da por compressão de vapor. Essa união surge com a pretensão de proporcionar aos dois sistemas benefícios mútuos uma vez que, o potencial de climatização de ambas as tecnologias pode ser melhorado. No sistema híbrido dois rotores dessecantes, um de efeito ativo e outro de efeito passivo, permitem realizar o desacoplamento de cargas latentes e sensíveis do ar de climatização fazendo com que as cargas sensíveis possam ser tratadas individualmente a partir de um rotor sensível e pelo sistema por compressão de vapor. O rotor de efeito ativo por ser composto por uma massa de sólido adsortivo requer para o seu funcionamento a utilização de temperaturas para aquecer uma corrente de ar de tal forma que esta possa reativar o sólido pós-saturado. Esse processo é responsável por fazer com que o sólido volte a realizar sua função que neste trabalho será a de reter vapor d’água do o ar de climatização com razão de umidade menor. Normalmente temperaturas em torno de 120 e 140 ℃ são requeridas no processo de reativação do sólido adsortivo. Porém, a partir de modificações realizadas no rotor, resultados preliminares mostram ser possível realizar sua reativação usando temperaturas de 50, 60 e 80 ℃, correspondendo a eficiências latentes médias de 36, 45 e 57%, respectivamente. Para o sistema híbrido e para o sistema por compressão, alguns resultados apresentam para suas performances valores expressivos e em acordo com a literatura pré-existente.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1606978 - ISAAC SOARES DE FREITAS
Externo à Instituição - JESUS MARLINALDO DE MEDEIROS
Presidente - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL
Externo à Instituição - MARCIO GOMES DA SILVA
Interno - 334093 - ZAQUEU ERNESTO DA SILVA