PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: RENATO DE SOUSA

DISCENTE: RENATO DE SOUSA
DATA: 22/09/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: SISTEMA AUTOMATIZADO INTELIGENTE NO CONTROLE OPERACIONAL DE VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO COM REDES PRESSURIZADAS
PALAVRAS-CHAVES: Otimização Controle de pressão, Válvulas Redutoras de Pressão.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo uma analise energetica e hidraulica de sistema de abastecimento de agua setorizado. Foi utilizado um sistema de controle inteligente baseado na logica fuzzy, o qual teve como funcionalidade o controle de valvulas redutoras de pressao. Este sistema de controle visa controlar as pressoes a jusante das valvulas para reduzir o excesso de pressao em tubulacoes, de forma a diminuir o volume perdido por vazamentos ou ate mesmo romper dutos. A reducao do excesso de pressao tambem evita o desperdicio de agua por inducao direta dos consumidores em niveis de baixo consumo de agua potavel na rede. Por outro lado, o controlador fara com que o sistema se adapte ao nivel de maximo consumo do sistema, de forma a equilibrar as pressoes em todos os pontos de consumo, evitando assim o abastecimento ineficiente a consumidores que se localizam em pontos mais afastados ou de topografias mais elevadas. A valvula redutora abre ou fecha de acordo com os niveis de pressao de cada setores, transferindo pressao dos niveis de maiores pressoes para os de menores. Todo o trabalho foi realizado em uma bancada experimental instrumentalizada e automatizada de forma a simular uma dinamica de consumo no qual se utiliza dois setores consumindo diferentes volumes de agua.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES