PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THYAGO LEITE DE VASCONCELOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THYAGO LEITE DE VASCONCELOS LIMA
DATA: 01/11/2017
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EMBARCADO PARA DETECÇÃO DE FALHAS EM VEÍCULOS AUTOMOTIVOS POR MEIO DE ANÁLISE SONORA
PALAVRAS-CHAVES: Sistema embarcado, diagnóstico de falhas, veículos automotivos.
PÁGINAS: 127
RESUMO: Estima-se que cerca de 6% dos acidentes automobilísticos em todo o mundo são causados por falhas mecânicas. Anualmente, são gastos no mundo mais de R$ 15 trilhões em decorrência desse tipo de acidente. Diante deste cenário, a Organização Mundial de Saúde cobra que os países tornem os veículos motorizados mais seguros. A OMS afirma que 80% dos países comercializam veículos que não atendem aos padrões básicos de segurança. Atualmente, o principal sistema para diagnóstico de falhas em veículos automotivos é o baseado no padrão OBD, o computador de bordo. Contudo, tais sistemas, na maioria das vezes não fornecem informações para se identificar o componente defeituoso. Métodos baseados em análise vibracional também são empregados, mas demandam uma grande gama de sensores para se investigar um único problema. Outra situação enfrentada por condutores é o uso de combustíveis adulterados, que além de aumentar a poluição, é responsável por danos severos ao motor, que são considerados por montadoras consequência do mau uso do veículo e culminam em não cobertura da garantia. O presente trabalho trata do desenvolvimento de um sistema embarcado inteligente e sem fio para diagnóstico de falhas e integridade de combustível em veículos automotivos através de análise de som. O dispositivo será responsável por captar os sinais de som através de um microfone, realizando um pré-processamento e diagnosticando falhas do veículo com base nos diferentes sinais de som adquiridos. O pré-processamento dos dados é feito com base em análises dos sinais de som via AMR e FFT. A classificação da falha será realizada por meio da aplicação de um algoritmo que usará como base os dados obtidos na etapa de pré-processamento. O resultado do diagnóstico será disponibilizado ao motorista, que poderá visualizar as informações usando um aplicativo mobile. O sistema de aquisição já se encontra desenvolvido, bem como os algoritmos embarcados para o processamento de sinais. Resultados preliminares apontam a viabilidade da proposta de pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Externo ao Programa - 1296645 - KOJE DANIEL VASCONCELOS MISHINA
Interno - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Externo à Instituição - MARCEU OLIVEIRA ADISSI