PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FERNANDO CESAR DE ABREU VIANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO CESAR DE ABREU VIANA
DATA: 19/10/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR PURAMENTE DESSECANTE, POR COMPRESSÃO DE VAPOR E HÍBRIDO
PALAVRAS-CHAVES: Condicionamento de Ar, Sistema Híbrido, Rotor Dessecante, Regenerador Rotativo, Resfriamento Evaporativo,lavador de ar.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os sistemas de condicionamento de ar devem proporcionar o conforto termico e a aceitavel qualidade do ar dentro de edificacoes com o minimo consumo de energia e com menores impactos ambientes. A analise dinamica dos sistemas de condicionamento de ar e um problema complexo e importante para conhecimento e dominio da tecnologia utilizada, garantindo rapidez e economia na sua execucao. No presente trabalho, a analise do processo de transferencia de calor e de massa em sistemas de condicionamento de ar do tipo: puramente dessecante, por compressao de vapor e hibrido (dessecante + compressao de vapor) em condicoes de clima quente e (pouco umido/umido/muito umido) foi realizada atraves da modelagem e simulacao de cada componente. Varios programas computacionais foram produzidos a partir de modelos matematicos baseados nos principios fisicos da conservacao de energia e de massa e resolvidos numericamente, sendo a solucao capaz de predizer os comportamentos termico e massico de cada componente e depois todos os componentes foram reunidos em um unico programa computacional para determinar o desempenho do sistema completo. Os resultados obtidos mostraram que o sistema puramente dessecante com dois rotores nao garante o conforto termico em condicoes de clima muito umido (20 g/kg). De mesma forma que, o sistema de compressao de vapor tambem nao garante conforto termico para clima quente e muito umido (20 g/kg). Para atender a condicao de conforto sera necessario um superdimensionamento com consequencias de alto consumo eletrico, custo elevado do equipamento, maior area para sua instalacao e problemas respiratorios nos ocupantes. Portanto, para clima quente e muito umido, o ideal sera o sistema hibrido que apos as simulacoes apresentou reducao do consumo eletrico em relacao ao sistema de compressao de vapor e melhores coeficientes de performance em relacao ao sistema puramente dessecante garantido o conforto termico dos ocupantes.
Presidente - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL
Interno - 1883033 - GILBERTO AUGUSTO AMADO MOREIRA