PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: HERCULANO TELINO MACAU

DISCENTE: HERCULANO TELINO MACAU
DATA: 27/10/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: MELHORIA DO SISTEMA DE LAVAGEM DO GÁS POBRE DE UM GASEIFICADOR DE 4 kW TÉRMICOS
PALAVRAS-CHAVES: gaseificação; sistema de lavagem; alcatrão.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O objetivo principal deste trabalho e a melhoria do sistema de limpeza do gas pobre, o qual e produzido por um gaseificador co-corrente, topo aberto, com capacidade termica de 4 kW. Esse gaseificador e acoplado a um grupo gerador com potencia nominal de 2 kW. Toda a bancada experimental, a sua montagem e os testes pertinentes, foram realizados nas dependencias do Laboratorio de Inovacao do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraiba. As paredes internas do gaseificador foram reformadas para obtencao de uma superficie menos rugosa para facilitar o fluxo de biomassa atraves do reator. Um sistema de desobstrucao da camada de cinzas foi desenvolvido e instalado no reator para a remocao das cinzas da grelha, facilitando o fluxo do gas. Um sistema de condicionamento de gas pobre baseado na pulverizacao do gas em um meio aquoso foi montado no sistema gaseificador-grupo gerador. Um sistema rustico de coleta de alcatrao foi desenvolvido e montado na tubulacao de admissao do motor de combustao interna (MCI). Os experimentos foram realizados inicialmente para verificar a influencia do desobstruidor de camada de cinzas na relacao consumo e potencia. Em seguida, um sistema de lavagem foi desenvolvido e montado, verificando-se que a quantidade de alcatrao no gas foi reduzida em 40,39 % tendo a potencia util diminuido em 16,17 %, reduzindo-se a 1,71 kW. Contudo, o Poder Calorifico Inferior (PCI) do gas apresentou um aumento de 7,45 %.
Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE
Externo à Instituição - Maurício Alves da Motta Sobrinho