PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOSÉ JOSIMAR SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ JOSIMAR SOARES
DATA: 16/11/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM CHILLER BIRREATOR POR ADSORÇÃO FÍSICA COM OTIMIZAÇÃO EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Adsorção física. Chiller por adsorção. Climatização sustentável. Otimização experimental
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo contribuir no desenvolvimento e otimizacao de um chiller birreator por adsorcao fisica, capaz de aproveitar uma fonte termica entre 65 e 75°C. Para tanto, estudou-se a dinamica desse tipo de sistemas a fim de otimizar os seus indicadores de desempenho. O sistema foi desenvolvido no LES/CEAR/UFPB, constituido por dois reatores adsortivos, um condensador e um evaporador, que funcionam de forma independente. As programacoes dos tempos de ciclos e de controle de comutacao do fluxo secundario sao realizadas utilizando uma interface Labview com atuacao automatica. Os ensaios experimentais foram realizados com o par de trabalho silica gel/agua e tambem desenvolvido um script no Matlab a partir do modelo numerico, capaz de simular condicoes limites de funcionamento dos sistema. Para otimizacao experimental, utilizou-se planejamento fatorial L10(22). Como fatores de maior influencia no processo adsortivo foram analisados o tempo de ciclo, a temperatura de regeneracao e os processos com e sem adsorcao simultanea; as variaveis de reposta foram os parametros de desempenho COP e SCP. Um Software comercial, Minitab17, foi usado para o desenvolvimento dos modelos empiricos, atraves do projeto de experimentos (DOE) e analise de variancia (ANOVA) com um nivel de confianca dos resultados de 95%, com dois niveis e considerando um ponto central. Os dois fatores escolhidos para otimizacao sao os que contribuem de forma significativa para melhoria dos indicadores de desemenho do referido sistema. Como resultados experimentais com adsorcao simultanea durante o periodo de comutacao, a potencia especifica de refrigeracao (SCP) e o coeficiente de desempenho (COP) do chiller birreator sao, respectivamente, de 81,4 e 0,52, para as melhores condicoes de trabalho, representada pelo tripleto 72/30/15 e um tempo de ciclo de 35 min. Os resultados alcancados sao compativeis com as recentes publicacoes na literatura de modelos com as mesmas caracteristicas. Ha uma melhoria de pelo menos 20% no SCP mantendo o mesmo COP, em comparacao com o melhor o sistema (chiller) desenvolvido anteriormente no LES. O nivel maximo de temperatura necessaria para funcionamento do chiller desenvolvido e compativel com a utilizacao de rejeito termico industrial de baixa temperatura e de coletores solar tipo plano, o que pode permitir a sua producao em escalar comercial.
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 1883033 - GILBERTO AUGUSTO AMADO MOREIRA