PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: RONALDO MARQUES DE OLIVEIRA FILHO

DISCENTE: RONALDO MARQUES DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 07/12/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: Correlações entre macro, microestrutura e microdureza no processo Squeeze Casting para ligas do sistema Al-Si-Cu
PALAVRAS-CHAVES: Squeeze Casting, Refino de grão, Ligas Al-Si-Cu, Solidificação
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O Squeeze Casting e um processo de fundicao onde o metal vazado no estado liquido e solidificado sob pressao dentro de uma coquilha metalica e fechada por um puncao. O processo confere aos componentes fabricados, consideravel aumento de propriedades mecanicas, como por exemplo, dureza e resistencia a tracao. Durante o processo de solidificacao de ligas a morfologia mais frequentemente observada e a dendritica que pode ser caracterizada por espacamentos dendriticos primarios (1), secundarios (2) e terciarios (3). Estudos analisam a influencia de variaveis termicas e microestruturais de ligas nas propriedades mecanicas, mostrando a importancia de  nas propriedades finais. Trata-se de uma tecnica economica e simples, sendo utilizado em larga escala na fundicao de ligas de aluminio, magnesio, cobre, acos inoxidaveis, entre outras. O aluminio e suas ligas constituem um dos materiais mais atrativos para aplicacoes na industria devido suas caracteristicas e propriedades. As ligas do sistema Al-Si-Cu, por sua vez sao largamente utilizadas devido apresentarem algumas propriedades que favorecem o processamento e a aplicacao destas ligas como elevada fluidez e boa resistencia, sendo bastante utilizada nas industrias automobilistica e aeronautica, por exemplo. No presente trabalho foram utilizadas as ligas Al-5,5%Si-3%Cu, Al-7,5%Si-3%Cu e Al-9%Si-3%Cu solidificadas sob as pressoes de 0, 50, 100 e 150 Mpa. A finalidade foi verificar como a pressao e teor de soluto influenciam na macroestrutura, microestrutura e na microdureza Vickers das ligas do sistema Al-Si-Cu. Os resultados obtidos mostraram em relacao a macroestrutura que as variacoes de e composicao da liga contribuiram para o refino dos graos de maneira geral. Quanto a 2, ocorreu a diminuicao dos mesmos com o aumento da pressao, bem como com o aumento do teor de soluto. A microdureza Vickers, por sua vez, apresentou crescentes valores a medida em que se elevou o aumento da pressao, exceto para a pressao de 150 Mpa. Os valores de Hv tambem apresentaram aumento quando se elevou o teor de soluto nas ligas.
Presidente - 1504922 - CLAUDIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Interno - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA