PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: KEROLAYNE SANTOS LEITE

DISCENTE: KEROLAYNE SANTOS LEITE
DATA: 31/01/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: Influência do Processo de Fabricação nas Propriedades de Filmes Biodegradáveis de galactomanana de Prosopis juliflora
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos, Processo de Fabricação, Galactomanana, Embalagens de alimentos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A industria de alimentos produz grandes quantidades de residuos agroindustriais com elevado potencial para aplicacao em novos produtos. Alem disso, o segmento faz uso de embalagens sinteticas que enfatizam a problematica acerca do meio ambiente. Neste contexto, a elaboracao de filmes biodegradaveis a partir de residuos agroindustriais tem se firmado como uma nova categoria para aplicacao em embalagens de alimentos com reducao de custos de processamento. O uso de polissacarideos de reserva de parede celular, como as galactomananas, vem ganhando forca no mercado devido a sua capacidade de formar essas peliculas protetoras com adicoes, ou nao, de outros componentes. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influencia do processo de fabricacao nas caracteristicas fisico-quimicas, oticas, termicas, mecanicas e microestruturais de filmes biodegradaveis de galactomanana de algaroba (prosopis juliflora) com adicoes de colageno (CO) e glicerol (GLI). Para tanto, foram realizadas 04 (quatro) formulacoes com solucoes de galactomanana liofilizada (GAL) e seca em estufa (GAS) 5% (m/v), obtidas do residuo do processamento de vagens de algaroba, e CO 9% (m/v) adicionadas GLI numa proporcao de 20% da mistura, sendo os filmes obtidos por casting. As propriedades dos materiais foram acessadas atraves da Difracao de Raios-X (DRX), Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectrofotometria de Ultravioleta-Visivel (UV-VIS), Analises termicas por Termogravimetria e Calorimetria (TG e DSC), Resistencia a Tracao, Microscopia Eletronica de Varredura (MEV), Angulo de Contato (CA) e Rugosidade. Os resultados apresentaram que os residuos do processamento de vagens de algaroba foram eficazes na elaboracao de filmes biodegradaveis e que o metodo de fabricacao influenciou significativamente as propriedades dos materiais. O metodo de secagem por liofilizacao nao permitiu a retirada total da umidade do produto e interferiu nas propriedades dos filmes com notavel diminuicao de resistencia a tensao. O uso do agente aditivo tambem alterou a estrutura dos materiais, pois a temperatura de solubilizacao do material desnaturou as proteinas e reduziu as propriedades, tornando os filmes menos rugosos e menos resistente para aplicacoes alimentares. Os filmes que apresentaram melhores propriedades foram os do polissacarideo seco em estufa, com resultados compativeis a outras fontes de filmes biodegradaveis, com potencial aplicacao para embalagens de alimentos.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE