PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ALINE KARLA BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: ALINE KARLA BARBOSA DA SILVA
DATA: 31/01/2018
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA DO LABORATÓRIO DE SOLIDIFICAÇÃO RÁPIDA - LSR/CT
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLITETRAFLUORETILENO (PTFE) REFORÇADO COM QUASICRISTAIS (QC) ANALISADOS TRIBOLOGICAMENTE, MECANICAMENTE E MICROESTRUTURALMENTE.
PALAVRAS-CHAVES: PTFE, QUASICRISTAIS, TRIBOLÓGICAS, DESGASTE.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O desenvolvimento de novos materiais que possam contribuir para melhoria dos sistemas tribologicos tais como, diminuicao de atrito e diminuicao do desgaste tem despertado interesse dos pesquisadores do mundo inteiro. O uso do PTFE como termoplastico de alto desempenho ja consagrou-se no mercado dadas suas excelentes caracteristicas superficiais, baixo coeficiente de atrito, alta lubrificidade, associadas a alto desempenho sob impacto. Dentre as desvantagens no uso deste material cita-se a baixa resistencia ao desgaste bem como resistencia mecanica limitada. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de composito PTFE com carga de po de ligas quasicristalina de maneira a obter um material com caracteristicas superficiais de excelencia, em decorrencia das caracteristicas da matriz bem como do po metalico, associado a elevada resistencia ao desgaste e mecanica do reforco quasicristalino. As ligas quasicristalinas foram obtidas via fusao dos elementos precursores, tratados termicamente e cominuidos em moinhos planetarios de alta energia. Os compositos foram desenvolvimentos via sinterizacao a quente de PTFE com adicao de carga de po de ligas icosaedral quasicristalina AlCuFe. A matriz de PTFE foram adicionados pos de reforco metalico em fracoes volumetricas variaveis (de 1%-20%Vol.). Foram realizados os ensaios de Pino sobre disco, Molhabilidade, Rugosidade, Dureza Shore D, Ultramicrodureza e analise Morfologicamente. Obtendo como resultados positivos em relacao ao desgaste onde a matriz polimerica teve um aumento da sua resistencia ao desgaste com o aumento das cargas de quasicristais. A dureza teve um aumento significativo onde a composicao de 20% obteve uma dureza de 51,4 Shore D, atestando a viabilidade no desenvolvimento de composito PTFE/QC, de alto desempenho tecnologico.
Presidente - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Interno - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA