PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FRANCISCO EVERTON TAVARES DE LUNA

DISCENTE: FRANCISCO EVERTON TAVARES DE LUNA
DATA: 27/07/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: EFEITO DE UM RESERVATÓRIO DE GÁS (PULMÃO) NA MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM GASEIFICADOR DE BIOMASSA
PALAVRAS-CHAVES: Biomassa; Gaseificador de biomassa; Pulmão; Tempo de resposta; Eficiências.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A gaseificacao de biomassa, tem se destacado nos ultimos anos como uma das alternativas mais promissoras na geracao de energia limpa, a qual transforma a biomassa em um combustivel de baixo poder calorifico, capaz de alimentar motores de combustao interna para geracao de potencia. Tem-se investido cada vez mais em pesquisas acerca da gaseificacao, com a finalidade de melhorar o processo e torna-lo mais eficiente. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho do gaseificador Indiano com a implantacao de um reservatorio de gas (pulmao) nesse equipamento. Toda a experimentacao foi realizada no Laboratorio de Inovacao (LI) da Universidade Federal da Paraiba – UFPB. Os aparatos utilizados na realizacao dos testes foram o gaseificador Indiano, o motor MWM 229/6 de seis cilindros, e o pulmao. Verificou-se com esse trabalho que o pulmao influenciou na potencia eletrica e eficiencia do conjunto gaseificador grupo gerador. Alem disso, o reservatorio de gas possibilitou a reducao no tempo de dar partida e de estabilizacao do motor em todas as potencias, alem de impedir que agua fosse arrastada para o filtro de tecido, evitando a interrupcao do processo. Os resultados aqui obtidos foram comparados com os de Rumao (2013) e Bezerra (2016), mostrando que foi possivel chegar a potencias ainda maiores com otima eficiencia do processo. A potencia maxima obtida nos testes foi de 34 kWe, e a maior eficiencia obtida foi de 93,65% para o gaseificador, e 19,75% para o grupo gerador.
Externo ao Programa - 2474539 - ADRIANO SITONIO RUMAO
Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE