PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA FERNANDES DA SILVA
DATA: 02/08/2018
LOCAL: PPGCI-POS4
TÍTULO: ACESSO A INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE Á PARTIR DO PORTAL DA SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura da Informação. Ciência da Informação. Lei de Acesso à Informação. Portal de Transparência.
RESUMO: A valoração da informação fomentou uma nova visão de mundo, onde foi atribuído ao acesso à informação o status de direito fundamental, sendo necessário verificar os canais para o respectivo acesso e disseminação. Portanto, verificar se há lacunas que interferem no acesso à informação quanto à aplicabilidade da lei, evidencia o interesse da temática escolhida. Na presente pesquisa, arguir-se-á sobre a Lei nº 12.527/2011 de Acesso à Informação implantada dentro de portais de transparência e o uso de princípios de Arquitetura da Informação, no auxilio ao cumprimento efetivo desta lei. A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que interferem no acesso à informação no portal da secretaria de transparência pública do município de João Pessoa. O percurso metodológico caracteriza-se como empírica, em um estudo exploratório e descritivo, seguindo-se a abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada, com a técnica de análise de conteúdo para mensuração dos dados obtidos. No referencial teórico infere-se acerca da informação como vetor da sociedade, os princípios de Arquitetura da Informação e o direito de acesso à informação.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA