PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA FERNANDES DA SILVA
DATA: 21/05/2018
LOCAL: Sala 06 do Bloco da Pós-Graduação CCSA/UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS: Uma análise nos arquivos da Justiça Federal na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Usuários em arquivos. Estudos de Usuário. Arquivo judicial. Usuário da Informação.
RESUMO: As instituições e unidades informacionais que tem por finalidade conceder o acesso à informação e exercem suas atividades destinadas aos usuários, precisam realizar ações de educação de usuários, tanto aos internos que organizam seus documentos, quanto aos externos que desejam acessá-los. Tendo em vista que um arquivo judicial é detentor de documentos de caráter probatório e que, na Arquivologia, os estudos de usuários e, mais precisamente, os estudos de educação e capacitação de usuários ainda são pouco explorados, propõe-se um projeto de pesquisa que tem como objetivo geral analisar o processo de educação de Usuários nos Arquivos da Justiça Federal da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo e abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem uma pesquisa bibliográfica, sobre as temáticas Educação de Usuários, Usuários de Arquivos e outros temas que fornecerão suporte teórico à pesquisa, e uma pesquisa de campo, a realizar-se nos Arquivos da Justiça Federal da Paraíba da Seção João Pessoa e das sub-seções de Campina Grande, Souza, Monteiro, Guarabira e Patos. O instrumento de coleta de dados será um questionário aplicado aos usuários dos referidos arquivos. O questionário inclui questões abertas e fechadas e compõem-se de duas partes: a primeira para identificar o perfil de seus usuários e a segunda para verificar as atividades de educação nos arquivos, bem como as dificuldades que os usuários podem ter ao desenvolverem suas atividades. Os dados obtidos serão analisados e interpretados, sistematizando-os por tabulação em meio eletrônico, já que o questionário será desenvolvido em uma plataforma digital. Para as questões abertas, será utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, Com a pesquisa espera-se contribuir tanto para a Arquivologia quanto para a Ciência da Informação, que consideram a relevância no desenvolvimento de estudos sobre aqueles que utilizam a informação para um determinado motivo ou suprir uma necessidade.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES