PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA KAROLINE GALDENCIO DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA KAROLINE GALDENCIO DE MOURA
DATA: 18/05/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI no CCSA
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL A PARTIR DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PALAVRAS-CHAVES: Memória institucional. Fotografia. Instituições de memória. Documentos.
RESUMO: O presente estudo objetiva trazer reflexões concernentes à memória institucional, com base no acervo fotográfico da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vistas a investigar possíveis contribuições para a formação da memória da instituição. Utiliza como metodologia no uso das fontes revisão de literatura, assim como pretende-se realizar a pesquisa documental para o momento de coleta de dados (GIL, 2016; ARÓSTEGUI, 2006) no acervo fotográfico da Agência de Comunicação (AGECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob uma abordagem qualitativa, respaldada por Flick (2009); no que tange aos objetivos pretendidos, caracteriza-se pelo cunho descritivo (RAMPAZZO, 2015). Quanto à análise dos dados, será utilizada a análise documental de imagem (AGUSTÍN LACRUZ; STUMPF, 2011). Evidencia-se a motivação frente ao tema de pesquisa por se tratar de uma realidade pouco conhecida no âmbito das instituições em relação às coleções documentais sob um espectro memorialístico. Perpassa os três paradigmas da informação, em conexão aos fatores que envolvem os documentos sob uma perspectiva social e material, com o panorama da revolução documental. Trata a memória como elemento que transpõe o conteúdo nos documentos, intrinsicamente relacionada a informação. Por se tratar de uma multiplicidade de sentidos, tal conceito é remetido entre a ação de lembrar e esquecer (THIESEN, 2013), porém, memória também é vista como um processo natural e social na construção do conhecimento. Possui como característica a função armazenadora e tradutora da informação processada, ao qual se relaciona no contexto das instituições de memórias, divididas em arquivo, biblioteca, museu e centro de documentação. Quanto aos processos de representações imagéticas, destacam-se as pinturas rupestres, os pictogramas e ideogramas, a invenção de Gutenberg, xilografia, retícula de meio-tom (benday) e a fotografia. É importante ressaltar que a imagem é o recurso que instrui, convence e auxilia o leitor no aprendizado. Destarte, a memória institucional enquanto construção social (THIESEN, 2013) reflete na caracterização de práticas que possam agregar valor à instituição, em sua dimensão política, social e cultural (BARBOSA, 2010), de modo que é fundamental estabelecer ações que visem perpetuar as informações produzidas. Portanto, espera-se que na pesquisa de campo as fotografias sejam elementos fundamentais para referenciar os acontecimentos, bem como constituir a memória institucional.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA