PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL SILVA DA CÂMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL SILVA DA CÂMARA
DATA: 08/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: INSTITUCIONALIZAÇÃO CIENTÍFICA DA ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO: CONTRIBUTOS SOCIAIS E COGNITIVOS NA PERSPECTIVA DO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Economia política da informação. Ciência da informação. Institucionalização científica. Campo científico.
PÁGINAS: 74
RESUMO: Pesquisa descritiva e documental, que objetiva apresentar os contributos sociais e cognitivos de institucionalização científica da Economia Política da Informação para o campo da Ciência da Informação no Brasil. Considera que a institucionalização cognitiva está ligada aos conhecimentos próprios da área, aos conceitos e bases teóricas consensuais entre os pares, aos problemas abordados nas pesquisas e encontros científicos, à aceitabilidade das soluções apresentadas, aos métodos, instrumentos e técnicas de coleta, pesquisa e análise de dados e fenômenos. Relaciona a institucionalização social às estruturas formais que dão visibilidade e que estabelecem as bases sociais para os membros da comunidade científica, como a criação de cursos, formalização de disciplinas em universidades, desenvolvimento de sociedades de classe, eventos promovidos, formação de especialistas, conhecimentos produzidos, disseminados e publicados. Como estratégia metodológica para a extração de indicadores de institucionalização social, identifica os Programas de Pós-graduação na área de Ciência da Informação que apresentem linhas de pesquisa e disciplinas que se acerquem do tema de economia da informação ou economia política da informação, os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no campo da Ciência da Informação com foco na economia política da informação e levanta os eventos científicos brasileiros do campo da Ciência da Informação ou correlatos com espaços abertos aos pesquisadores da área de Ciência da Informação nas pesquisas e diálogos sobre a economia política da informação. Já no que diz respeito à institucionalização cognitiva, analisa a sua produção científica da Economia Política da Informação no campo da Ciência da Informação, destacando autores, temas e referenciais teóricos desta produção. Para tanto, alicerça teoricamente o estudo com os conceitos de Campo Científico, de Pierre Bourdieu; Institucionalização Científica, de Richard Whitley e Análise de Domínio, de Hjorland Birger.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM
Externo à Instituição - MARCO ANDRÉ FELDMAN SCHNEIDER