PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALQUELINE DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALQUELINE DA SILVA ARAUJO
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: NOVOS ESPAÇOS PARA COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: aplicações na web
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Bibliotecas Universitárias. Política de Informação. Mídias Sociais.
RESUMO: Os avanços da tecnologia modificaram sobremaneira a interação entre as pessoas, bem como o processo pelo qual elas buscam informações, questões como acesso rápido e mobilidade passaram a ser relevantes nesse processo de busca, e a utilização dos dispositivos tecnológicos por grande parte da sociedade é uma realidade bastante recorrente em nosso cotidiano. Em ambientes de Bibliotecas Universitárias, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem sido uma evolução natural estimulada pelos usuários desse mundo acadêmico e tão susceptível à mudanças e inovações. A proposta desse estudo é investigar como as bibliotecas universitárias nacionais e internacionais têm desempenhado suas práticas comunicacionais no cenário moderno e tecnológico das mídias sociais. Essa pesquisa possui caráter descritivo e utilizará o método da Análise de Conteúdo no sentido de categorizar os dados coletados por meio da observação, buscando classificá-los de acordo com os temas previamente estabelecidos. Neste sentido será proposto um modelo de política de informação voltada para as práticas comunicacionais de bibliotecas universitárias no contexto das mídias sociais.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA