PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: ADELAIDE HELENA TARGINO CASIMIRO

DISCENTE: ADELAIDE HELENA TARGINO CASIMIRO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
TÍTULO: Gestão por Competências nos cursos de Arquivologia no Brasil: abordagem nos princípios da Gestão do Conhecimento
PALAVRAS-CHAVES: Gestão por Competências. Competências técnico-profissionais. Gestão do Conhecimento. Arquivologia no Brasil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: O estudo tem por objetivo analisar os indicios da pratica de Gestao por Competencias (GpC) aplicada aos cursos de graduacao em Arquivologia em nivel nacional. Tambem busca detectar as universidades que ofertam o curso de graduacao em Arquivologia; reconhecer as disciplinas obrigatorias que formam o eixo comum entre as universidades; apontar as competencias necessarias ao curso, por meio das disciplinas comuns obrigatorias; mapear as competencias tecnico-profissionais dos docentes que ministram as disciplinas obrigatorias comuns aos cursos; e por fim, correlacionar as competencias essenciais dos cursos com as competencias essenciais individuais dos docentes. Quanto a metodologia e considerada de natureza documental direta e utiliza fontes primarias, o metodo e indutivo, enquanto os objetivos sao de cunho exploratorio, descritivo e correlacional aplicando a abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos procedimentos foram utilizados o estatistico e tipologico, ja as variaveis dependentes e independentes sao as categorias e os curriculos Lattes dos docentes, respectivamente. Os objetos de estudo correspondem as disciplinas comuns obrigatorias das 16 universidades que possuem cursos de graduacao em Arquivologia autorizados pelo Ministerio da Educacao brasileiro e os professores que atuam nas respectivas disciplinas. Os curriculos Lattes destes foram analisados de acordo com o metodo de Analise de Conteudo, com as diretrizes da Gestao por Competencias e com as tecnicas de estatistica descritiva. Os resultados obtidos indicam que ha indicios da aplicacao das diretrizes da Gestao por Competencias nas disciplinas obrigatorias comuns aos cursos de graduacao em Arquivologia no Brasil. As analises e discussoes desenvolvidas permitem concluir que a hipotese suscitada, de que os professores dos cursos de Arquivologia no Brasil sao alocados nas disciplinas de acordo com suas competencias tecnico-profissionais, se mostra parcialmente verdadeira e corresponde a metade das categorias de disciplinas obrigatorias comuns. Enquanto a outra metade nao tem indices igualmente positivos. Espera-se que com este trabalho, a GpC possa ser considerada como uma solucao emergente para as questoes que se apresentam nos referidos cursos.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA