PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LARISSA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA FERNANDES DA SILVA
DATA: 28/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCI
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS: Uma análise nos arquivos da Justiça Federal na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Usuários em arquivos. Estudos de Usuários. Arquivo judicial. Usuário da Informação.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: As instituicoes e unidades informacionais que tem por finalidade conceder o acesso a informacao e exercem suas atividades destinadas aos usuarios, precisam realizar acoes de educacao de usuarios, tanto aos usuarios internos que organizam seus documentos, quanto aos usuarios externos que desejam acessa-los. Tendo em vista que os estudos de usuarios e, mais precisamente, os estudos de educacao e capacitacao de usuarios ainda sao pouco explorados, realizou-se uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar se existem e como se configuram atividades de educacao de usuarios no arquivo judicial da Justica Federal da Paraiba. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos metodologicos incluem uma pesquisa bibliografica, sobre as tematicas Educacao de Usuarios, Usuarios de Arquivos e outros temas que fornecem suporte teorico a pesquisa, e uma pesquisa de campo, realizada no Arquivo Judicial da Justica Federal da Paraiba da Secao Joao Pessoa. A populacao estudada correspondeu a 51 usuarios sendo 20 internos a instituicao e 31 usuarios externos. O instrumento de coleta de dados aplicado foi um questionario que inclui perguntas abertas e fechadas e compoem-se de duas partes: a primeira para identificar o perfil dos usuarios e a segunda para verificar as atividades de educacao de usuarios e o procedimento de acesso e busca de informacao. Os dados obtidos foram analisados e interpretados, sistematizando-os por tabulacao em meio eletronico. Para a analise das questoes abertas adotou-se a Analise de Conteudo de Bardin. A pesquisa confirmou que nao existe de modo formal e padronizado um programa de educacao de usuarios, sejam eles internos ou externos. Apenas instrucoes sao passadas oralmente para os primeiros e por telefone para os segundos quando estes entram em contato com a JFPB. Tambem ratificou a necessidade da realizacao de atividades de educacao de usuarios no arquivo judicial da JFPB. A partir dos dados analisados e da revisao da literatura elaboramos diretrizes para a implantacao de um programa de educacao de usuarios na JFPB. Conclui-se que as acoes da pratica de educacao dos usuarios, atualmente, estao em expansao a partir do ativo uso e implantacao dos sistemas para que os usuarios saibam utiliza-los e buscar as informacoes que desejam. Essa e a nova atividade que o arquivista e todos os profissionais da informacao tambem devem exercer, principalmente pela ansiedade das instituicoes para realizar a digitalizacao de seus acervos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Externo ao Programa - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCA ARRUDA RAMALHO