PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: REBECA DE OLIVEIRA PATRÍCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA DE OLIVEIRA PATRÍCIO
DATA: 21/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CCSA PPGCI sala Pós 4
TÍTULO: A BUSCA POR ASSUNTO DOS PROCESSOS JUDICIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS NO SISTEMA ÚNICO DE INFORMAÇÃO: Um estudo com os usuários internos da Procuradoria da República no Estado da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Único de Informação Procuradoria da República. Representação da Informação. Recuperação da Informação. Usuário da Informação.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: Estuda questoes relativas a Recuperacao da Informacao, Representacao da Informacao e Usuarios da Informacao. Tem como objetivo geral analisar as estrategias de busca por assunto utilizadas pelos usuarios internos da Procuradoria da Republica nos Estados da Paraiba, Rio Grande do Norte e Pernambuco no Sistema Unico de Informacao para fins de recuperacao dos documentos judiciais civeis e criminais. Objetiva especificamente descrever as funcionalidades do Sistema Unico de Informacao no que concerne a atividade de busca por assunto para fins de recuperacao desses documentos judiciais; Identificar as estrategias de busca por assunto que os usuarios internos da Procuradoria da Republica nos Estado da Paraiba, Rio Grande do Norte e Pernambuco utilizam para a recuperacao dos documentos judiciais nesse sistema; Verificar se os usuarios associam as suas estrategias a tabela de assuntos na atividade de busca dos documentos judiciais. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliografica e descritiva com abordagem qualitativa, sendo o referencial teorico constituido pela literatura da Ciencia da Informacao. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionario semiestruturado desenvolvido a luz da abordagem alternativa dos estudos de usuarios e aplicado com os servidores da Procuradoria da Republica dos Nucleos Civel, Criminal e da Secao de Atendimento ao Cidadao e usuario. Evidencia que apesar do orgao conter um vocabulario controlado, os sujeitos participantes da pesquisa, em sua maioria, utilizam a linguagem natural como estrategia principal para realizar a busca e recuperar documentos. Identifica que os usuarios comumente associam um comportamento de busca como ideal, utilizando-o repetidas vezes, mesmo que a demanda ou a situacoes seja distinta. Conclui apresentando propostas de melhorias para o Sistema Unico e estrategias que podem repercutir de maneira positiva na recuperacao de documentos nesse contexto.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6331385 - DULCE AMELIA DE BRITO NEVES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo à Instituição - FABIO MASCARENHAS E SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCA ARRUDA RAMALHO