PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: SUZANA DE LUCENA LIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZANA DE LUCENA LIRA
DATA: 21/03/2019
LOCAL: CCSA-PPGCI
TÍTULO: MODELO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA COM FOCO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE CONTÁBIL PÚBLICO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade de prática. Gestão do conhecimento. Compartilhamento de conhecimento. Área contábil pública. Ciência da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: A comunidade de pratica e considerada um recurso de gestao do conhecimento que promove o aprendizado, o compartilhamento e o desenvolvimento de pessoas que se integram em grupo, como meio de unir-se em prol de alavancar o conhecimento individual e coletivo, para incentivar a criacao, a inovacao e a utilizacao da informacao e do conhecimento nas organizacoes. A gestao do conhecimento estimula essa interacao, por meio de favorecimento de ambientes propicios onde o conhecimento floresce, desenvolve-se e transforma-se em novos conhecimentos. O estudo objetiva analisar o ambiente de interacao existente no setor contabil publico das universidades federais do pais. Busca especificar as universidades federais do pais e os contadores que manifestem interesse e disponibilidade para participar do compartilhamento de conhecimentos; caracterizar os contadores das universidades federais em nivel nacional; identificar os beneficios e as barreiras para os contadores na obtencao e no compartilhamento de conhecimentos; e propor uma comunidade de pratica apropriada ao setor contabil publico de universidades federais. Pauta-se no embasamento teorico da informacao na sociedade contemporanea, na construcao do conhecimento e sua possibilidade de gestao para evolucao das praticas organizacionais e compartilhamento por meio de comunidade de pratica. A metodologia fundamenta-se na pesquisa social, cuja corrente teorica realista pressupoe um conhecimento pre-existente. O processo de conducao da pesquisa configura-se como dedutivo, por embasar-se em teoria ja existente. Adota-se o paradigma cientifico dialetico. Caracteriza-se, quanto a abordagem do problema, como qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, e descritiva e exploratoria. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, adota-se questionario, bem como entrevista e observacao participante em sessao de grupo focal. Para a analise dos dados adota-se a analise de conteudo. Considerando os aspectos essenciais a desenvolver numa comunidade de pratica, apresenta proposta de formacao de comunidade apropriada para o setor contabil de universidades federais, apresentando as dimensoes para desenvolve-la, com seus indicadores. Os dados obtidos revelam que o ambiente de interacao contextualizado pelos contadores publicos de universidades federais, torna-se propicio a uma comunidade de pratica. Confirma a defesa do ambiente de interacao contextualizado pelos contadores publicos de universidades federais, com promocao do intercambio, da aprendizagem e do compartilhamento para a construcao de conhecimentos, alavancando o potencial dos contadores, aperfeicoando as tecnicas, auxiliando o processamento das praticas e procedimentos contabeis, e promovendo a troca de conhecimentos na area, por meio de recurso de gestao do conhecimento, com a proposta de comunidade de pratica da contabilidade publica para as universidades federais.
Interno - 2266460 - ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE