PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: KAMILLA REBECA SOUTO DE QUEIROZ

DISCENTE: KAMILLA REBECA SOUTO DE QUEIROZ
DATA: 28/03/2019
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCI
TÍTULO: COMPORTAMENTO DE BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS DO CAMPUS IV – UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento informacional. Usuários indígenas. Modelo de Ellis, Cox e Hall. Universitários indígenas. Busca e uso da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação
RESUMO: Nos ultimos anos, as politicas publicas de educacao no ensino superior tem contribuido para inclusao de indigenas nas universidades. Entretanto, os universitarios indigenas como usuarios de informacao enfrentam dificuldades ao longo da graduacao que podem interferir no desenvolvimento academico dos mesmos. O acesso e uso da informacao sao primordiais para inclusao intelectual e social das classes menos favorecidas, onde a intervencao da Ciencia da Informacao busca mediar junto aos universitarios indigenas na superacao de suas lacunas informacionais. Buscando entender como se configura o comportamento de busca da informacao dos universitarios indigenas, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o comportamento de busca e uso da informacao dos universitarios indigenas do Campus IV da UFPB a luz do Modelo de Ellis, Cox e Hall (1993) ampliado com as contribuicoes de Crespo (2005), e Tabosa e Pinto (2015). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratorio e descritivo e abordagem quanti-qualitativa. O estudo contempla duas fases: a pesquisa bibliografica, para compor o referencial teorico e uma pesquisa de campo, com a aplicacao de um questionario composto por questoes abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa sao os universitarios indigenas do CCAE- Campus IV da UFPB, com vinculos ativos com a instituicao e matriculados no semestre 2017.2. A analise de dados da pesquisa realizou-se com base na Analise de Conteudo de Bardin, com apresentacao de resultados atraves de inferencias estatisticas e representacao em graficos e tabelas. Os resultados da pesquisa apontam o seguinte perfil dos UI: a maioria tem idade entre 21 a 30 anos, do sexo feminino e de baixa renda familiar (ate dois salarios minimos), sao aldeados, fazem curso da area de educacao, nao cursaram escola diferenciada no ensino regular e adentraram na universidade por meio de cotas raciais. Verifica-se no comportamento informacional dos universitarios indigenas, o uso intenso dos livros e da internet como canais e fontes de informacao. Quanto ao comportamento de busca, os UI preferem iniciar a busca em livros e pela internet. A atividade de encadear e feita pela maioria dos usuarios pesquisados, porem as atividades de navegar, monitorar e verificar nao sao praticadas amplamente. A acao de diferenciar e realizada mais pela indicacao de professores e colegas, relevancia no assunto e credibilidade dos autores. A finalizacao da busca ocorre pela satisfacao obtida e a personalizacao ao adicionar pagina aos favoritos e assinalam itens de interesse. O compartilhamento ocorre em maior parte no repasse de informacoes a amigos e parentes e na postagem em redes sociais. Conclui-se que, os UI do campus IV da UFPB utilizam amplamente a Internet e o seu comportamento de busca e uso de informacao esta em conformidade com uma tendencia atual do uso intensivo das fontes de informacao eletronicas.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES