PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CRISTIANE QUEIROZ BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTIANE QUEIROZ BARROS
DATA: 30/11/2018
LOCAL: Sala 04
TÍTULO: INVENÇÃO E REINVENÇÃO DA ARQUIVOLOGIA NA PARAÍBA: memórias da Arquivologia
PALAVRAS-CHAVES: Arquivologia; arquivos; organização de arquivos; Paraíba; memória; NDIHR; UFPB; institucionalização
RESUMO: Pesquisa tem como objetivo analisar o processo de invenção da Arquivologia na Paraíba tendo como parâmetros as práticas, métodos e políticas do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), da Universidade Federal da Paraíba. Está alicerçada nas sutilizas da rememoração, na capacidade das memórias se atualizarem no presente, portanto, será utilizado o método da história oral na coleta de depoimentos orais dos pesquisadores que desenvolveram algum vínculo com o NDIHR a partir da década de 1980 e fizeram parte de uma rede de profissionais que estruturaram a Arquivologia paraibana. Entendemos o sentido de ‘invenção’ a partir do pensamento de Michel de Certeau (1994) e abordaremos a reinvenção na medida em que observamos as mudanças ocorridas na área e analisamos como aquele núcleo original do NDIHR se insere no contexto contemporâneo de obsolescência de conhecimentos, culturas e tecnologias.
Presidente - 6331385 - DULCE AMELIA DE BRITO NEVES
Interno - 1346139 - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO