PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: WENDIA OLIVEIRA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDIA OLIVEIRA DE ANDRADE
DATA: 27/03/2019
LOCAL: CCSA PPGCI sala Multimídia
TÍTULO: O CONCEITO DE INFORMAÇÃO NA ARQUIVOLOGIA CONTEMPORÂNEA: Da tradução conceitual à delimitação do objeto de estudo na produção científica brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Arquivologia Contemporânea. Ciência da Informação. Informação. Objeto de estudo arquivístico. Traduzibilidade conceitual.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO: O conceito informacao na Arquivologia Contemporanea aparece como parte do seu objeto de estudo, que emerge principalmente em duas correntes distintas: o paradigma pos-custodial, informacional e cientifico portugues, e a Arquivistica Integrada canadense. Nas duas perspectivas arquivisticas, a relacao disciplinar com a Ciencia da Informacao se faz presente, embora cada ponto de vista apresente conotacoes diferentes para a utilizacao do conceito informacao. De maneira geral, a pesquisa busca compreender a ocorrencia da traduzibilidade do conceito informacao, saindo do seu contexto original na Ciencia da Informacao, assumindo carater de objeto de estudo na contemporaneidade arquivistica. Para chegar a essa compreensao, foi necessario apontar os objetos de estudo da Arquivologia contemporanea apresentam relacao com o conceito informacao; descrever o processo de traduzibilidade conceitual, identificando as propriedades da informacao arquivistica, com base nas caracteristicas encontradas na Ciencia da Informacao; e averiguar a relacao disciplinar existente entre a Arquivologia e a Ciencia da Informacao no que se refere ao objeto informacao. Mediante o recorte temporal estabelecido (1997-2018), foram mapeados em doze periodicos brasileiros, os artigos que apresentam tematica relevante ao objeto da Arquivologia relacionado ao conceito informacao. A pesquisa foi realizada a partir de duas buscas, uma atraves das ferramentas disponiveis no Portal de Periodicos da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e a outra nos proprios sites de periodicos escolhidos com base na Associacao do Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ). A pesquisa teve como caracteristicas metodologicas a abordagem qualitativa, o nivel descritivo e o uso da analise de conteudo como tecnica de avaliacao documental. A coleta do material para formacao do corpus da pesquisa foi feita considerando as duas primeiras etapas da analise de conteudo, a pre-analise e a exploracao do material, seguida da organizacao e identificacao documental. Para realizacao da ultima etapa do processo de analise de conteudo, a inferencia e interpretacao, foi utilizada a ficha de analise conceitual como instrumento elaborado com categorias previamente estabelecidas. A partir da analise do corpus, mais especificamente dos artigos que discutiram o conceito de informacao junto a Arquivologia, pode-se inferir, atraves de uma aproximacao disciplinar, a traduzibilidade da informacao. O objeto informacao vem sendo discutido na Arquivologia Contemporanea e encontra-se na literatura indicios do uso do conceito informacao para caracterizar o novo cenario com as Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TICs), sendo este sentido generico, a informacao arquivistica. Para discutir a dualidade do objeto de estudo na perspectiva de documento – suporte – e informacao – fenomeno –, tem sido defendida as definicoes de informacao organica ou informacao registrada. E, mesmo na adocao do objeto informacao arquivistica, organica, registrada, e ainda discretamente informacao social, percebeu-se a intensa utilizacao do termo alem da proximidade interdisciplinar com a Ciencia da Informacao.
Presidente - 6331385 - DULCE AMELIA DE BRITO NEVES
Interno - 1346139 - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO