PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIZA DE OLIVEIRA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIZA DE OLIVEIRA PINHEIRO
DATA: 28/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula Pós-04
TÍTULO: YÎHCAMNOPURA NATU CETAKNAMACHONHÎRÎ: Informação, memória e identidade cultural indígena dos Waiwai do Anauá/ Roraima
PALAVRAS-CHAVES: Informação; Memória; Identidade; Cultura; Waiwai
PÁGINAS: 306
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: O tema desta tese e Informacao, Memoria e Identidade Cultural Indigena do povo Waiwai, do Norte do Brasil, esta inserido na linha investigativa de Informacao, Memoria e Sociedade, sobretudo, estao inter-relacionadas com as areas de: Ciencia da Informacao, Antropologia, Historia, Literatura e Artes Visuais. Propoe-se analisar as influencias da nossa matriz, como povo brasileiro, intentando responder como as informacoes acerca da identidade cultural, em particular no que se refere ao povo Waiwai do Norte do Brasil, esta presentificada na memoria coletiva dessa cultura, considerando as influencias da colonizacao portuguesa. A metodologia adotada esta fundamentada no paradigma antropologico-hermeneutico a luz de Geertz (2008; 2014), no esforco de compreensao da realidade complexa e multipla (ontologia) do povo Waiwai e a sua cultura (matriz na antropologia), caracterizaveis pela sua esfera subjetiva e complexa. O aporte teorico tem sua matriz nas Ciencias Sociais pela possibilidade de diversificacao de metodos e, sobretudo, pelo suporte da Ciencia da Informacao, tendo-a com a concepcao de Ciencia aberta, a qual oportuniza uma Epistemologia criativa que designo de Etnopoiesi. Classifica-se como investigacao qualitativa. Utiliza-se a abordagem etnografica, atraves da pratica da observacao participante e do diario de campo, que versara sobre as categorias da memoria e da identidade cultural nos aportes de Assmam (2011); Halbwachs (2003); Candau (2012); Bauman (2005, 2012, 2013) e Hall (2011). Nao ha uma sequencia hierarquica e rigida no processo de ethopoiesi do conhecimento. Tentar-se-a “compor” um corpo de pensamento, interligado a uma rede rizomatica, onde os elementos teoricos e metodologicos compoem um harmonioso conjunto de investigacao na perspectiva da epistemologia memorialistica. A memoria cultural e a identidade indigena representam um vinculo entre o tempo e o espaco da recordacao. As lembrancas evocadas no presente contribuem para a transmissao e difusao da tradicao. O etnonimo da identidade cultural Waiwai da comunidade Anaua, foi caracterizado a partir de uma construcao fragmentaria e complexa que perpassa por nocoes “traduzidas” e interpretadas nos registros etnohistoricos. O complexo processo de agregacao identitaria dos Waiwai perpassa tambem, de forma especulativa, por questoes da metafisica. E o resultado da inflexao dialetica entre o si-mesmo e o Outro abordado na hermeneutica do si de Ricouer (2014). O si-mesmo transmuta-se como Outro coletivo ao constituir-se em um membro de outro grupo-comunidade (Waiwai Anaua). A concepcao deontologica da moral (os valores ancestrais de cada etnia que se agrega) tambem continua vinculada a concepcao teleologica da etica da comunidade waiwai (cosmologia da origem etnica + valores cristaos da MEVA). Deste modo, o si-mesmo, nao e apenas o eu (individuacao do si-mesmo), pode-se considera-lo Outros, ou seja, como a representacao simbolica de valores culturais enraizados na etnomemoria, do coletivo etnico do seu parentesco (ancestrais). Do mesmo modo, pode-se afirmar que a heranca simbolica representada nos costume, valores e praticas das mulheres Waiwai, materializam-se atraves de suportes mnemonicos que funcionam como gatilhos. O fluxo de etnoinformacoes que sao transmitidas “protegem” o passado do esquecimento e contribui com o conhecimento partilhado entre epocas e geracoes. O contato com as missoes religiosas favoreceram uma transmutacao natural entre a cultura tradicional nativa e as manifestacoes religiosas, que geraram significativas transformacoes na identidade cultural deste povo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1346139 - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo à Instituição - FABIO ASSIS PINHO
Externo ao Programa - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo à Instituição - MARIA NILZA BARBOSA ROSA
Externo ao Programa - 1177370 - PAULO ROBERTO PALHANO SILVA