PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FERNANDA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA FERNANDES DA SILVA
DATA: 29/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala POS-4 PPGCI/UFPB
TÍTULO: Acesso à Informação: uma análise a partir do portal da secretaria de transparência pública do município de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Acesso à Informação. Arquitetura da Informação. Ciência da Informação. Lei de Acesso à Informação. Portal de Transparência.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: As instituicoes publicas que disponibilizam as informacoes em ambiente digital e tem por finalidade conceder o acesso a informacao no exercicio de suas atividades ao cidadao, deve seguir os padroes que preconiza a Lei de Acesso a Informacao. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os fatores que interferem no acesso a informacao no portal da Secretaria de Transparencia Publica do municipio de Joao Pessoa. Para atender o objetivo proposto, foram delimitados os seguintes objetivos especificos: discutir a importancia do adequado acesso a informacao; verificar o portal de transparencia do ponto de vista da Arquitetura da Informacao; constatar se ha a aplicacao da Lei de Acesso a Informacao no portal de transparencia; propor acoes intervencionistas para ampliacao do acesso de acordo, com a legislacao vigente. Trata-se de pesquisa empirica, de natureza exploratoria e descritiva, com uma abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos metodologicos incluem uma pesquisa bibliografica, sobre as tematicas, Arquitetura da Informacao, Ciencia da Informacao, Direito de Acesso a Informacao, Lei de Acesso a Informacao, Portal de Transparencia e Transparencia Publica. Adota como tecnica e instrumento de coleta, a entrevista estruturada, utilizando-se da analise de conteudo como tecnica de analise e interpretacao dos dados por meio do sistema de categorias. A partir dos dados analisados e da revisao da literatura, concluiu-se que o Portal da Secretaria de Transparencia do Municipio de Joao Pessoa cumpre com as exigencias legais de acesso a informacao publica e constatou-se que o portal esta estruturado seguindo parcialmente os principios da Arquitetura da Informacao o que contribui para o acesso no ambiente digital. Traz como sugestao para melhoria do acesso a informacao a implantacao do sistema de busca no portal com a finalidade auxiliar o usuario e otimizar o processo de busca.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - ELIETE CORREIA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JACQUELINE ECHEVERRÍA BARRANCOS