PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MICHEL BATISTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHEL BATISTA SILVA
DATA: 30/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SR
TÍTULO: ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA NO CONTEXTO DO CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA DOS DIREITOS DE LGBTS E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Informação e Tecnologia. Ciência da Informação. Arquitetura da Informação. Arquitetura da Informação Pervasiva. Movimento LGBT.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: Esta pesquisa tem por base a verificacao da aplicabilidade dos principios da Arquitetura da Informacao Pervasiva, no contexto da Ecologia Informacional Complexa do Centro Estadual de Referencia dos Direitos de Lesbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transexuais e Enfrentamento a LGBTfobia na Paraiba. A informacao vem, ao longo dos anos, ganhando cada vez mais espaco e visibilidade. Nesse ambito, a Ciencia da Informacao, contribui na construcao de aportes teoricos, metodologicos e pragmaticos, capazes de melhorar a capacidade das instituicoes de acumular, recuperar e transmitir informacao. Dessa forma, a Arquitetura da Informacao Pervasiva, nova vertente da Arquitetura da Informacao, pode contribuir significativamente para a evolucao dos ambientes informacionais. A partir dai, surge um interesse especial em estudar as questoes ecologicas, informacionais e tecnologicas relacionadas ao contexto social da comunidade de Lesbicas, Gays, Bisexuais, Travestis, Transexuais, Intersexuais, Mais. Por isso, decidiu-se abordar neste estudo a questao da Arquitetura da Informacao Pervasiva no contexto do Centro Estadual de Referencia dos Direitos de Lesbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transexuais e Enfrentamento a LGBTfobia na Paraiba, cuja questao de pesquisa e: Como a Arquitetura da Informacao Pervasiva pode ser aplicada no contexto do Centro Estadual de Referencia dos Direitos de Lesbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transexuais e Enfrentamento a LGBTfobia na Paraiba? Tal questionamento nos leva ao objetivo de: Analisar a aplicabilidade da Arquitetura da Informacao Pervasiva no contexto do Centro Estadual de Referencia dos Direitos de Lesbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transexuais e Enfrentamento a LGBTfobia na Paraiba. Para isto, a base metodologica utilizada para nortear a execucao desta pesquisa sera o modelo proposto por Oliveira, Vidotti e Bentes (2015), denominado Modelo Metodologico para a Arquitetura da Informacao Pervasiva, sendo composto por seis etapas que norteiam a pesquisa cientifica e a praxis em Arquitetura da Informacao Pervasiva. A partir desse modelo metodologico foi realizado o delinamento dos fluxos informacionais e montagem da ecologia informacional complexa presente no Centro de Referencia e como ela poderia melhorar com a aplicacao dos principios da Arquitetura da Informacao Pervasiva.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GILBERTA SANTOS SOARES
Presidente - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti