PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: ISAAC ROZAS RIOS

DISCENTE: ISAAC ROZAS RIOS
DATA: 30/03/2019
LOCAL: PPGCI/DCI/CCSA/UFPB
TÍTULO: ANÁLISE DE FLUXOS INFORMACIONAIS: Estudo do processo de aquisição por pregão eletrônico da Pró-Reitoria Administrativa da UFPB sob a ótica da análise de valor agregado (AVA)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação. Acesso. Fluxo de Informação. Gestão de Processo. Business Process Management. Análise de Valor Agregado.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO: Analisa os fluxos de informacao do processo de aquisicao por pregao eletronico da Pro-Reitoria Administrativa da UFPB, sob a otica da Analise de Valor Agregado (AVA). Pesquisa desenvolvida a partir dos conceitos, concepcoes e principios envolvendo a Gestao da Informacao, Fluxo informacional, transparencia e acesso as informacoes na Gestao Publica Federal. Apresenta a evolucao do conceito, marcos e caracteristicas da Gestao de Processos, com abordagens nos modelos Business Process Management (BPM), Business Process Modeling Notation (BPMN) e Business Processes Management Suits/System (BPMS). Estudo de caso unico do tipo descritivo com abordagem qualitativa, considera a ISO/TR 26122, que trabalha com os registros arquivisticos e a Analise de Valor Agregado (AVA), como tecnicas para analise qualitativa. Abrange o mapeamento e a analise dos fluxos do processo de aquisicao por pregao eletronico da Pro-Reitoria Administrativa (PRA) da UFPB, envolvendo todos os aspectos teoricos, com identificacao das etapas que agregam valor quanto: ao cliente/usuario; ao negocio e aos registros. Este estudo possibilitou conhecer o funcionamento do processo, seus fluxos, atividades, legislacoes e responsaveis envolvidos, bem como todos os registros, documentos, informacoes gerados e recebidos durante a execucao das atividades do processo o que corrobora com a utilizacao do metodo AVA como tecnica de analise qualitativa de processos. Dentre os resultados, foram encontradas atividades consideradas Sem Valor Agregado (SVA), sendo sugeridas melhorias que podem ensejar uma maior organizacao e clareza no processo, trazendo uma fluidez mais logica das suas atividades. Os processos de trabalho da PRA sao essenciais para o sucesso administrativo da Universidade Federal da Paraiba. Se a gestao dos fluxos informacionais desses processos for eficiente, pode-se oferecer a possibilidade de uma visao mais clara e abrangente do potencial informativo, um melhor controle da gestao dos documentos e resgistros, acompanhamento das atividades realizadas e melhorias no desempenho organizacional.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES