PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DYEGO MIGUEL VICENTE DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DYEGO MIGUEL VICENTE DE AGUIAR
DATA: 07/05/2019
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCI
TÍTULO: REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ANÁLISE DOCUMENTÁRIA EM ARQUIVOS PERMANENTES
PALAVRAS-CHAVES: Análise Documentária. Representação da informação. Recuperação da informação. Arquivo Permanente.
RESUMO: A representação e recuperação da informação em arquivos, sobretudo, nos arquivos permanentes, requer habilidades como compreensão, análise e síntese, pautadas em técnicas, realizadas pelo profissional de Arquivologia, uma vez que o mesmo precisa entender o documento a fim de descrevê-lo de forma mais precisa, tendo em vista que o acervo permanente é de suma importância social, com vistas a atender a pesquisa e à preservação da memória. A Análise documentária é um dos procedimentos metodológicos que auxilia o Arquivista nessa primeira etapa de representação da informação, e é a partir de seus métodos que este profissional consegue extrair as informações necessárias para disponibilizá-las para uma futura pesquisa ao documento. Assim, faz-se necessário que este profissional tenha um bom conhecimento sobre o processo de Análise Documentária (AD). A AD faz parte da organização da informação que estabelece requisitos metodológicos os quais explicitam procedimentos que levam à identificação do conceito terminológico dos documentos. Assim, este estudo apresenta aspectos sobre a importância da Análise Documentária para representação e recuperação da informação em arquivo permanente, especificando seus conceitos e finalidade. Para fomentar a discussão e aplicá-la será analisada a atual situação do fundo da Escola Politécnica pertencente ao arquivo permanente da Universidade Federal de Campina Grande, uma vez que este é um acervo de grande relevância na história da Cidade, e seu tratamento merece um olhar especial. A abordagem tem o intuito de despertar as instituições, sobretudo o Arquivo Geral da UFCG, e também aos profissionais da Ciência da Informação, sobre o resultado final do trabalho de recuperação realizado nos arquivos permanentes, uma vez que depende firmemente de como foi elaborado o processo de Análise Documentária, para se evidenciar a necessidade de investimentos e maior preparação para uso dos procedimentos atualizados na leitura dos documentos. Para realização desta pesquisa foram estabelecidos como objetivo geral: Analisar os procedimentos teóricos e práticos da Análise Documentária para representação da informação em arquivos permanentes, sobretudo para o Fundo da Escola Politécnica da UFCG; e, como objetivos específicos: Refletir sobre a perspectiva da Análise documentária como processo de representação da informação em arquivos permanentes; Diagnosticar a atual situação do fundo da Escola Politécnica do arquivo permanente da UFCG; Sugerir diretrizes para a aplicação da AD no arquivo permanente da UFCG, que proporcione uma melhor recuperação da informação para o usuário. Para o alcance dos objetivos realizaremos uma pesquisa exploratória-descritiva, direcionada especificamente ao Fundo da Escola Politécnica, custodiado pela UFCG. No que tange aos procedimentos técnicos, serão utilizadas referências teóricas na área de Ciência da Informação, além das publicações técnico-científicas originadas nos órgãos de gestão de documentos de arquivo e aqueles responsáveis pelas políticas e normalizações arquivísticas. A pesquisa documental terá aporte na análise e descrição dos documentos do Fundo da Escola Politécnica, que servirão para aplicação dos procedimentos da Análise Documentária, seguindo diretrizes do Arquivo Nacional, além das recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio de um processo analítico-sintético, norteado pelas diretivas da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Objetiva-se como conclusão apontar direcionamentos para ajustes e adequações no desenvolvimento das diretrizes de descrição e representação dos documentos do Fundo da Escola Politécnica de Campina Grande.
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 022.884.405-38 - DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA - UFC