PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER JOSÉ DE LIMA DA COSTA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBER JOSÉ DE LIMA DA COSTA BARROS
DATA: 27/05/2019
LOCAL: Biblioteca Escola -
TÍTULO: PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA PARAÍBA E DE CAMPINA GRANDE – PB NO PERÍODO 2008 - 2018
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Científica. Produção Científica. Web of Science. Universidade Federal da Paraíba. Universidade Federal de Campina Grande. Bibliometria.
RESUMO: Um dos indicadores para constatar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de um país é a produção científica. No Brasil essa produção advém, em sua maioria, das universidades públicas. Para conhecer o desempenho de duas universidades federais localizadas na região nordeste do Brasil, esta pesquisa propõe como objetivo geral: Analisar a produção científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) indexada na Web of Science (WoS) no período de 2008 a 2018. Para a operacionalização desse objetivo, delineamos os seguintes objetivos específicos: Identificar os títulos de periódicos onde a produção científica das respectivas universidades foi publicada; Calcular o número e a média de citações dos artigos publicados pelas respectivas universidades; Calcular o índice h dos autores; Verificar o crescimento anual da produção científica; Verificar a colaboração científica entre instituições nacionais e internacionais; Identificar o número de publicações por área do conhecimento e Identificar os autores mais citados e mais produtivos por área do conhecimento. A escolha pela WoS se deu pela mesma ser considerada uma base de referência interdisciplinar e por ser considerada uma importante base de indexação de periódicos científicos que oferece ferramentas para análise de citações, referências e métricas. Esta pesquisa se classifica como descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. É também documental, uma vez que os dados recuperados são brutos, necessitando uma sistematização para se conhecer o seu significado. Para o tratamento dos dados brutos da Wos foi utilizado o software VantagePoint e para a elaboração dos gráficos o Microsoft Office Excel. Os resultados preliminares identificaram 8302 documentos da UFPB e 4426 da UFCG, respectivamente, recuperadas da WoS no período delimitado.
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA