PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA
DATA: 31/05/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Conferência do CCSA
TÍTULO: MEMÓRIAS EM CRÔNICAS: ITINERÁRIOS DA CIDADE JOÃO PESSOA NA PRODUÇÃO DE GONZAGA RODRIGUES
PALAVRAS-CHAVES: Informação. Memória. Identidade. Crônica. Gonzaga Rodrigues.
PÁGINAS: 209
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A memoria e a base para a construcao da vida, da consciencia do individuo e, portanto, dos grupos sociais, iniciando-se pela formacao da propria sociedade. E atraves dela que ocorrem os mais variados registros nos processos de identificacoes dos sujeitos com o espaco em que se inserem e as consequentes relacoes que se vem estabelecer a partir dessa identificacao. A presente pesquisa buscou refletir sobre as informacoes extraidas de um conjunto de cronicas, compreendendo-as como documento capaz de fazer emergir a memoria das cidades. Nesse contexto analisamos um corpus formado por cronicas produzidas por Gonzaga Rodrigues, que versam sobre a cidade Joao Pessoa, Paraiba. Ao tornarmos conhecidas as memorias intrinsecas nas cronicas, como producao intelectual do escritor paraibano Gonzaga Rodrigues, mais profundamente, consideramos a acao social do discurso recaindo sobre a sociedade. O objetivo principal foi analisar a producao intelectual de Gonzaga Rodrigues, mais especificamente, a cronica como documento memorialistico e fonte de informacao capaz de ressignificar a memoria da cidade Joao Pessoa auxiliando na construcao e no fortalecimento das identidades local. Entende-se que as cronicas produzidas pelo cronista tem a funcao, originalmente, de ser suporte de informacao, mas acaba assumindo essa atribuicao de acordo com a situacao e uso. Para alem do debate entre a cidade e a cronica, o que interessa reter aqui, de modo particular, e o fato de que a cronica pode ser considerada um artefato de informacao. A base teorica selecionada sustenta a suposicao de que as representacoes que o cronista paraibano elabora acerca dele proprio e de suas acoes, estao contidas em suas praticas cotidianas. O corpus analisado foi formado por nove cronicas, produzidas por Gonzaga Rodrigues e publicadas em duas obras: “Filipeia e outras saudades” e “Cafe Alvear: Ponto de Encontro Perdido”. A abordagem metodologica adotada e de natureza exploratorio-descritiva e delineada por um estudo documental. Utilizou-se na metodologia o modelo de Analise Indiciario baseado na formulacao do chamado paradigma indiciario, o que assegurou explicitar, de forma mais completa, a relacao com o objeto de estudo. Apresentam-se algumas inferencias sobre a cronica e o seu modo de funcionamento, sustentando a conviccao de que a cronica e arte literaria, embora caminhe num territorio precario e movedico, e o cronista e aquele capaz de construir uma existencia alem do cotidiano, revelando-se como fonte de informacao e memoria. Articulando reflexoes teoricas sobre as relacoes memoria e identidade, sobretudo a consideracao da identidade como evidencia historica, a discussao gira em torno da constituicao de uma memoria social com fins de identificacao e legitimacao das informacoes da cronica, que em seu vies memorialistico carrega informacao capaz de fortalecer os aspectos identitarios da cidade: suas ruas, pessoas, lugares. A medida que o cronista publica as memorias sobre a cidade, potencializa os aspectos identitarios, haja vista que a memoria e o elemento fundamental para a construcao identitaria.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1193372 - MARIA NILZA BARBOSA ROSA
Externo ao Programa - 2301270 - SERIOJA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
Externo à Instituição - FABIO ASSIS PINHO
Externo à Instituição - MARIA NAZARETH DE LIMA ARRAIS